MOBILIDADE URBANA COMO FATOR DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

4478 palavras 18 páginas
MOBILIDADE URBANA COMO FATOR DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

Kleberson Cunha de Menezes1

RESUMO
O presente artigo tem por objetivo demonstrar através de informações obtidas por pesquisa de campo, entrevista e pesquisa bibliográfica como ações de melhorias na mobilidade urbana pode ajudar na prevenção da criminalidade no Centro Histórico de Salvador, abarcando, revendo e articulando os conceitos de cidade, mobilidade urbana, segurança pública, violência urbana e crime, em sentido amplo, com as peculiaridades do território estudado, construídas ao longo de um processo histórico, e sugerindo medidas aplicáveis a este contexto.

Palavras chave: Mobilidade urbana. Crime. Centro Histórico de Salvador.

1 INTRODUÇÃO

É possível prevenir a ocorrência de crimes, em sentido amplo, através de projetos de melhoria da mobilidade urbana no Centro Histórico de Salvador. Para compreender como a prevenção criminal pode ajudar na prevenção de crimes e, consequentemente, aumentar a sensação de segurança é preciso conceituar, ou rever os conceitos de cidade, mobilidade urbana, segurança e insegurança pública, o crime e suas motivações, direito à cidade e entender como estes conceitos se articulam dentro de um recorte geográfico de uma cidade como Salvador com peculiaridades formadas em um longo processo histórico, que é o Centro Histórico da cidade. Objetivando este propósito, além de verificar a dinâmica das relações sociais e as características físicas in loco foi necessário realizar entrevista ampla pesquisa bibliográfica, que fundamentou a constatação da hipótese descrita.

2 CIDADE E MOBILIDADE URBANA

2.1 Cidade

Segundo o Dicionário Caldas Aulete, cidade define-se como categoria administrativa, geralmente caracterizada por um número elevado de habitantes, por elevada densidade populacional e por determinadas infraestruturas, cuja maioria da população trabalha na indústria ou nos serviços. Contudo o conceito de cidade é

Relacionados

  • 0% enviado / Abra seu presente
    86705 palavras | 347 páginas