moagen xisto

2209 palavras 9 páginas
Instituto Federal de Goiás – Curso Técnico em Mineração
Disciplina: Tratamento de Minérios
Professora: Ana Morales
Aluna:
Goiânia – GO, 2014

1-Título: Relatório da Aula Prática sobre Moagem se Xisto
2- Introdução:
Na aula prática sobre Moagem abordamos assuntos relacionados com a moagem de uma amostra de Xisto usando o moinho de bolas e a determinação da densidade do xisto através do método do picnômetro.
Xisto é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Podem ser definidos vários grupos de xisto, conforme o grau de xistosidade (foliação) e os minerais que predominam na sua constituição: nos micaxistos predominam o quartzo e as micas(biotita/moscovita), nos anfiboloxistos a anfíbolia e o quartzo, nos cloritoxistos a clorita, e nos talcoxistos o talco.
A densidade é uma propriedade física importante e pode ser utilizada para distinguir um material puro de um material impuro, pois a densidade dos materiais que não são puros
(misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como ser relacionada com a concentração de soluções (MARINHO, 2010).
Para descobrirmos a densidade do mineral xisto utilizamos o método do picnômetro, que consiste basicamente, no uso de um balão de vidro com fundo chato, equipado com uma rolha também de vidro que é denominado picnômetro e serve para a determinação da densidade de sólidos (SAMPAIO et al., 2007). Outros detalhes sobre esse método do picnômetro já foram descritos no relatório anterior sobre a aula prática de densidade de minérios (SANTOS, 2014)
Cominuição é a operação de fragmentação, no campo de beneficiamento de minérios, que agrupa um conjunto de técnicas que tem por finalidade reduzir, por ação mecânica externa e algumas vezes interna, um sólido, de determinado tamanho em fragmentos de tamanho menor
(FIGUEIRA, 2004). A

Relacionados