Moacyr Sccliar

623 palavras 3 páginas
A balada do falso Messias autor: Moacyr Scliar ano: 1975

Um grupo de judeus vindo da Rússia encontra no navio dois judeus da Palestina: cidade Eretz em Israel: Shabtai Zvi e Natan de Gaza. Os imigrantes vêm para o Rio Grande do Sul e se instalam numa colônia chamada Barão Frank, perto de Erexim.
Shabtai Zvi fica meses sem aparecer até que um dia se mostra transfigurado magro, cabeludo, barba pelo peito. Shabtai diz aos judeus para fazerem um barco com a madeira de suas casas para voltarem para Israel. Perguntam-lhe se para aguardar o Messias e Natan grita “O messias já chegou” e Shabtai abre seu manto mostrando o corpo cheio de chagas e o ventre envolto por um cinturão de pregos.
Os judeus começam a destruir as casas para construir o barco. Um dia Shabtai é chamado para curar um bandido que aterrorizava a região e que estava doente. Shabtai vai com Natan. À noite só Natan volta para a colônia, dizendo que ao chegarem o bandido Chico Diabo estava sendo tratado por um curandeiro, quando Shabtai se aproximou de Chico este deu um grito e morreu. Os capangas do bandido mataram o curandeiro no mesmo momento, e Natan fugiu sem saber o que houve com Shabtai.
Então Leib Rubim, padrasto da mulher de Shabtai – Sarita, diz que os judeus devem ir a Porto Alegre. E o Messias? Perguntam. Leib diz: “Que Messias, nada! O Messias já veio. Transformou a água em vinho. E nós vamos embora.”
Tempos depois, em Porto Alegre, a polícia traz Shabtai dizendo que o encontraram ao lado do cadáver de Chico Diabo e os capangas em volta caídos de embriaguês. Tudo que era água havia se transformado em vinho, inclusive um charco próximo.
Shabtai voltou e começou a trabalhar para Leib Rubim. Sarita morreu tempos depois. E o narrador diz que trabalha com Shabtai. balada do falso Messias autor: Moacyr Scliar ano: 1975
Um grupo de judeus vindo da Rússia encontra no navio dois judeus da Palestina: cidade Eretz em Israel: Shabtai Zvi e Natan de Gaza. Os imigrantes vêm para o Rio Grande

Relacionados