Mnmnmnm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS

Os praguicidas utilizados ao longo dos anos apresentavam moléculas extremamente eficientes, com resultados excelentes, inclusive em baixas dosagens. Com o passar dos anos notou-se que as pragas começavam a apresentar dificuldades (defesas) para a sua eliminação. Iniciava-se o processo de “resistência” das pragas aos praguicidas.

Os termos “resistência” e“tolerância”, de conceituação muito ampla, não serão discutidos aqui. Entretanto, temos que ter em mente que apenas mediante o uso racional e técnico dos praguicidas, associado a medidas auxiliares de controle, teremos respostas mais eficazes, de menores custos, além de reduzirmos os riscos das contaminações acidentais.

O Manejo Integrado de Pragas se apresenta como um processo, em que medidas auxiliarese coadjuvantes são inseridas no controle das pragas e, a utilização dos praguicidas passa a ser uma etapa interveniente neste processo, não mais fator essencial.

Quando bem empregada, a técnica do Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP) limita os efeitos potenciais prejudiciais dos pesticidas químicos à saúde pública e ao ambiente natural.
O objetivo dessa estratégia não é o de eliminar osagentes, mas reduzir sua população de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre suas presas favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas. Dessa forma, requer o entendimento do sistema da plantação como um todo e o conhecimento das interelações ecológicas entre os insetos agressores, seus inimigos naturaise o ambiente onde está a plantação está inserida.

O uso indiscriminado dos praguicidas químicos entretanto, usualmente acaba gerando efeitos colaterais. Falhas nas técnicas de aplicação, uso de equipamentos inadequados ou a falta de seleção criteriosa dos princípios ativos podem levar a reduções aparentes de focos, que ressurgem após períodos de descontinuidade dos cuidados iniciais.Concentrações dos produtos abaixo ou acima do recomendado pelos técnicos acarretam a longo prazo, adaptação das pragas aos efeitos tóxicos. Isso também ocorre quando não há um rodízio tecnicamente programado de princípios ativos.

Os aplicadores necessitam de acompanhamento médico, treinamento regular e específico e conscientização sobre os riscos de contaminação de produtos e ambientes, bem como osseus próprios, em caso de eventuais procedimentos incorretos.

Além disso, deve-se prever: proteção dos equipamentos, clima, tempo de permanência do princípio ativo das áreas, periodicidade mais adequada, uso de produtos legalmente indicados e sua toxicologia, seleção correta de empresas idôneas e tecnicamente aptas, descarte de embalagens, etc.

Manejo Integrado de Pragas - MIP

INTRODUÇÃO AOMANEJO INTEGRADO DE PRAGAS
O QUE É O MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS ?
MIP
MANEJO
HABILIDADE DE MANUSEAR DE FORMA ADEQUADA E RACIONAL
INTEGRADO
COMPOSTO DE PARTES SEPARADAS COLOCADAS UNIDAS PARA FORMAR UMA UNIDADE COMPLETA
PRAGAS
ORGANISMO QUE REDUZ A DISPONIBILIDADE, A QUALIDADE, OU O VALOR DE UM RECURSO HUMANO
MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS :
O uso de diferentes métodos de controle de formabem organizada e harmoniosa com o objetivo de atingir um controle efetivo das pragas a longo prazo
SÍNTESE DAS DEFINIÇÕES
MIP É UM SISTEMA DE APOIO DE DECISÕES PARA A SELEÇÃO E USO DE TÁTICAS DE CONTROLE DE PRAGAS, USADAS INDIVIDUALMENTE OU HARMONIOSAMENTE COORDENADAS EM UMA ESTRATÉGIA DE MANEJO BASEADA EM ANÁLISES DE CUSTO E BENEFÍCIO QUE LEVAM EM CONTA OS INTERESSES DOS PRODUTORES, E IMPACTOS NASOCIEDADE E NO MEIO AMBIENTE.
W. KOGAN (1996) Ann. Rev. Entomol.
QUAIS SÃO OS BENEFICIOS DA UTILIZAÇÃO DO MIP ?
Benefícios econômicos Benefícios ambientais Benéficos de conhecimento
Benefícios Econômicos do MIP
Potencial para redução nos custos com agrotóxicos : Aplicando apenas quando necessário Menores taxas e volumes de aplicação Potencial para agregar valor ao produto final ofertado...
tracking img