mnjiknkn

636 palavras 3 páginas
FACULDADE VALE DO SALGADO
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
PROFESSOR DORIALDO JUNIOR
ADRIANA TERTO DIAS

TÍTULO DA RESENHA
(Diferente do título da obra)

ICO-CE
2015
ADRIANA TERTO DIAS

TÍTULO DA RESENHA

Resenha crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina História da Psicologia, pelo o curso de Psicologia da Faculdade Vale do Salgado, ministrada pelo professor Dorialdo Júnior.

ICÓ-CE
2015
RESENHA CRÍTICA

Inserir referência bibliográfica da obra que será resenhada
(Fazer a referência bibliográfica completa da obra resenhada de acordo com normas ABNT).
O livro Psicologia uma (nova) introdução, de autoria de Luíz Claudio M. Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, apresenta resumidamente uma visão panorâmica e crítica da psicologia contemporânea. Um histórico referencial da psicologia como ciência independente, abrange a suspeita de que a liberdade e a singularidade dos indivíduos são ilusórias, que emerge com o declínio das crenças liberais românticas, abre espaço para os projetos de previsão e controle científicos do comportamento individual.

Para os autores, para que haja um interesse em conhecer cientificamente o “psicológico” são necessárias duas condições fundamentais: uma experiência muito clara da subjetividade privatizada; a experiência da crise dessa subjetividade. Quando se fala em subjetividade privatizada podemos perceber que estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso “eu”, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato, a percepção de que somos livres e diferentes, capazes de experimentarmos sentimentos e pensamentos independente dos demais membros da sociedade. A crise dessa subjetividade nos mostra que estamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais

Relacionados