mnijnim

433 palavras 2 páginas
Tipos de esqueleto
Esqueleto é um nome genérico dado as estruturas de sustentação, principalmente de seres vivos, Há três principais tipos de esqueletos de seres vivos:
Endoesqueleto ou esqueleto interno - presente, por exemplo, em vertebrados, como peixes, gatos e humanos e peixes mero. Exemplo: esqueleto humano. Os esqueletos internos são formados por ossos, sendo estes órgãos compostos predominantemente por tecido ósseo verdadeiro e,em menor proporção, por outros tipos de tecidos .
Esqueleto cartilaginoso pode ser encontrado em tubarões e arraias, tem a composição do cálcio em algumas regiões como reforço.
Exoesqueleto ou esqueleto externo - presente em artrópodes, como formigas, aranhas, e caranguejos, e em alguns outros invertebrados, como as conchas de alguns moluscos.
O esqueleto humano é constituído de dois ossos fundidos e individuais sustentados e complementados por ligamentos, tendões, músculos e cartilagem. Ele serve como um andaime que sustenta os órgãos, âncora os músculos, e protege órgãos como o cérebro, pulmão e coração. Embora os dentes não se constituam de tecidos geralmente encontrados em outros ossos, os dentes são considerados ossos e são membros do sistema esquelético. O maior osso do corpo é o fêmur na parte superior da perna, e menor é o estribo no ouvido médio.
Existem 206 ossos no esqueleto humano adulto. Esse número depende de se os ossos pélvicos, que não tem dominação de cada lado, são contados como um ou três ossos em cada lado (ílio, ísquio e púbis).
Outros tipos de tecido encontrados nos ossos incluem medula, periósteo, nervos, vasos sanguíneos e cartilagem. Existem 206 ossos no corpo humano adulto e 270 em uma criança.

Exoesqueleto

Endoesqueleto cartilaginoso

Endoesqueleto ósseo

Articulações

O corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. O responsável por dar esta mobilidade entre ossos e

Relacionados