Mmmmm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
INDÚSTRIAS GRÁFICAS

Introdução

Na década de 1970, o Brasil se lançou na moderna industrialização gráfica graças à velocidade da produção de novos equipamentos e a produção de impressos, atingindo o status de “indústria”, em oposição ao de “arte”. O avanço tecnológico implicou alterações na própria logística da Indústria Gráfica. Neste sentido, ocorreuuma concentração geográfica em áreas metropolitanas em razão das atividades econômicas e das características do produto a ser produzido, tornando o contato com os clientes um elemento fundamental. O fator mais importante para a compreensão das tendências na Indústria Gráfica é a mudança tecnológica, que se expressa hoje seja através da informatização e, conseqüentemente, da digitalização e darobotização, seja através da transformação do ambiente em que as empresas atuam, com o rápido avanço da mídia eletrônica. Com ela, mudam também as necessidades referentes à mão-de-obra e à matéria-prima, entre outras, a localização geográfica e as necessidades de capacitação gerencial.
A Indústria Gráfica brasileira possui um parque muito diversificado e atende a todos os setores da economia,incluindo serviços públicos, financeiros, publicitários, editoriais, prestação de serviços e indústria de manufatura como um todo. Para atender a demandas tão diversificadas, aplica diferentes tecnologias nos processos de produção e presta serviços para os mais diversos campos. Este setor representa cerca de 1,0% do PIB nacional e 3,3% do PIB industrial, é responsável pela geração de mais deduzentos mil postos de trabalho diretos e, nos últimos quinze anos, investiu perto de US$ 6 bilhões em máquinas, equipamentos e novas tecnologias. No Brasil, este segmento emprega 247.264 trabalhadores.
Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, o segmento gráfico foi responsável no ano de 2004 pelo registro de 2.327 acidentes de trabalho: 1.663 acidentes típicos e 206 doenças dotrabalho. Estes indicadores tiveram pequena variação no período de 2.002 a 2.004. Aproximadamente 90% das empresas gráficas empregam menos de vinte pessoas e, em sua maioria, serve a mercados locais e regionais. Geograficamente, a Indústria Gráfica brasileira é concentrada nas regiões sudeste e sul do país.
O avanço da tecnologia proporcionou ao segmento gráfico, um maior acesso e,conseqüentemente, um aumento na informatização de processos e máquinas, aumentando a rapidez e a qualidade dos serviços. Essas tecnologias trouxeram benefícios na prevenção de acidentes de trabalho, uma vez que as máquinas passaram a ter sistemas de proteção mais sofisticados, tornando mais difícil seu desligamento pelos operadores e diminuindo também a exposição a alguns produtos químicos, devido àautomatização dos sistemas de gravação de matrizes e outros.

II - Perfil das Empresas pesquisadas

A equipe multiprofissional da Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho (GSST) realizou estudo em empresas do ramo gráfico, indicadas pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (SINDIGRAF/SP), para avaliar suas características em relação às questões de segurança e saúde notrabalho. O objetivo foi obter subsídios para descrever estas questões e apresentar sugestões para redução ou eliminação dos fatores de riscos ocupacionais e para medidas de proteção aos trabalhadores. O estudo foi realizado em empresas localizadas em oito cidades do Estado de São Paulo, no período de junho a dezembro de 2005, em duas etapas, denominadas “preliminares e complementares”.
Naetapa preliminar, foram levantadas as condições gerais das 63 empresas, seus processos produtivos, o interesse dos gestores e as condições necessárias para participarem da etapa complementar. Foi aplicado um protocolo abordando questões gerais, relacionadas sobre tudo à segurança e à saúde no trabalho. Para a participação das empresas na etapa complementar, foi definida como condição mínima a...
tracking img