MM - Micropr. e Microcont.

1666 palavras 7 páginas
28/4/2014

Exercício 1:

Qual registrador de função especial é utilizado muitas vezes como parte do operando da instrução e, logo após a instrução ser executada, armazena o resultado da operação:
A-A
B-B
C - R0
D - SP
E - PC

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A - O acumulador, também chamado de registrador A, que se utiliza como operando em várias instruções do microcontrolador. É também onde fica o resultado de varias operações realizadas.
Exercício 2:
Se os bits RS1 e RS0 do registro PSW se encontram ambos ativos em nível lógico 1, qual banco de registros está sendo selecionado:
A - Banco
B - Banco
C - Banco
D - Banco
E - Todos

0
1
2
3
os bancos

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)
Comentários:
D - Os bits RS0 e RS1 são usados para selecionar um dos quatros bancos de registros. As instruções referem-se a estas localizações de RAM como registros de R0 a R7, a seleção de qual dos quatros bancos estará sendo utilizado é feita com base aos conteúdos de RS0 e RS1 durante o tempo de execução do programa, quando eles estiverem em nível lógico 1, o banco selecionado será o 3 e o endereço de memória RAM interna é 00h-07h.
Exercício 3:
Qual saída do microcontrolador 8051 sinaliza ao sistema, quando habilitada, a busca de instruções na memória externa:
A - / PSEN
B - / EA
C - ALE
D - PSW
E - / INT1

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)
Comentários:
A - O pino/PSEN (Program Store Enable), saída para habilitação do programa externo sinalizador de leitura da memoria de programa externa, quando o microcontrolador busca instruções este pino vai ao nível zero.
Exercício 4:

http://online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

1/5

28/4/2014

online.unip.br/Imprimir/ImprimirConteudo

Qual entrada do microcontrolador 8051 ao receber nível lógico 1 (+ 5 V) permite o acesso a memória de programa interna e automaticamente a memória externa caso esta existir:
A - / PSEN
B - / EA
C -

Relacionados