Mlih

328 palavras 2 páginas
Bilboquê

Bilboquê: É um brinquedo antigo de aproximadamente 475 anos que teve uma ampla disseminação pelo mundo, recebendo nomenclatura diferente em cada região. No Japão, o bilboquê recebe o nome de kendama; na maioria dos países latino-americanos, recebe o nome de balero;

Eixo contemplado: Movimento

Objetivos:- Possibilitar a criança através da brincadeira com o bilboquê o desenvolvimento da motricidade, noção espacial e lateralidade.
- Aprimorar a capacidade de percepção e reflexo.
- Construir o próprio brinquedo através de materiais descartáveis, estimulando a criatividade dos alunos.

Matérias usados:

1 garrafa pet grande
Barbante
1 folha de papel usado
Fita crepe
Hidrocor
Como fazer: Amasse o papel até formar uma bolinha. Envolva a bolinha de papel com fita crepe e pinte. Corte cerca de um metro de barbante e cole uma das pontas na bolinha, com fita crepe. Corte a garrafa ao meio e use a parte que fica a tampinha.
Passe o barbante pelo furinho (de fora para dentro da tampinha), dê um nó e use cola quente para fixar.
* O objetivo desta brincadeira é segurar o copo com uma das mãos e tentar colocar a bolinha dentro, sem tocar nela.

Como pode ser trabalhado na sala de aula:

Sendo o brincar um ato de movimentar-se, a brincadeira é uma das primeiras linguagens utilizada pela criança para relacionar-se com o mundo. Portanto o brincar deve ser valorizado, pois por meio deste, a criança tem a possibilidade de expressar-se espontaneamente, utilizando o movimento como forma de aprendizagem sobre si e sobre o universo que a cerca, conhecendo seus próprios limites, desenvolvendo a capacidade de solucionar problemas.

De acordo com o RCN (Brasil 1998.p. 15) o trabalho com o movimento na educação infantil contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas

Relacionados

  • Comunicacao_e_expressao_Unidade I 1
    47038 palavras | 189 páginas
  • Rochas igenas
    37715 palavras | 151 páginas