Mkt e qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
Atualmente as empresas têm de assumir um comprometimento e uma responsabilidade crescente para com os seus clientes, uma vez que os consumidores esperam que lhes sejam oferecidos produtos que satisfaçam as suas necessidades, e sejam, simultaneamente, produtos com qualidade elevada e preço baixo. É na resposta a estas expectativas que o Marketing assume as suas responsabilidades, isto é,na necessidade de detecção de necessidades e desejos dos consumidores bem como desenvolvimento e colocação de produtos no mercado com elevados padrões de qualidade e competitividade. Esse paper tem por objetivo pontuar a relação entre as áreas de qualidade e de marketing.

DESENVOLVIMENTO:
Cada vez mais as empresas têm um alto grau de comprometimento e responsabilidade perante seusconsumidores/usuários e com a sociedade em geral, pois delas se esperam: 1) que sejam desenvolvidos produtos e/ou serviços que atendam as necessidades dos consumidores; 2) que esses produtos/serviços sejam de qualidade; 3) que tenham preço baixo; e, 4) que contribuam para a melhoria de vida das pessoas.
Para área de Marketing, responsável por detectar essas necessidades e desejos, desenvolver e colocar oproduto no mercado devidamente adequado às expectativas dos consumidores e em padrões de qualidade definidos pela organização e excelente nível de competitividade, não é tarefa fácil. É justamente na busca dessa vantagem competitiva, que a moderna empresa alia as funções da qualidade às do marketing, como estratégia para torná-la mais efetiva no nicho mercadológico onde atua. Hoje, mais organizaçõesdo que nunca aceitam o desafio de oferecer, por exemplo, um atendimento diferenciado a seus clientes. E as respostas desses consumidores a esse atendimento tem sido credibilidade e confiança.
Hoje os consumidores/usuários buscam "algo mais": a qualidade, representada por serviços com benefícios adicionais associados aos produtos/serviços, tais como: facilidades de aquisição e pagamento, nível deatendimento, assistência técnica do pré e do pós venda, entre outros. Essa mudança no comportamento do consumidor é apenas a ponta do "iceberg" de suas necessidades e desejos. Ele também deseja comprovar qualidade a baixo preço, questiona qualidade, compara produtos concorrentes. Tudo isso é que vem obrigando a agregação do valor qualidade ao produto e ao próprio marketing, como forma de aumentara competitividade da empresa, além, é claro, de satisfazer o consumidor.
Se o produto que se vende é de má qualidade, não há nada que se possa fazer para satisfazer o consumidor. Reparar um produto de má qualidade não é assegurar qualidade, é reparar um prejuízo.  Porém, quando se trata de produto o consumidor só atesta se ele é ou não adequado ao uso no momento da utilização.  Mas o consumidorrequer modernamente mais.  Ele exige serviço e qualidade em serviço.
Marcos Cobra (Administração de Marketing) enfatiza: "... é preciso distinguir a diferença entre má qualidade oriunda do processo inadequado de fabricação - quando o fabricante, intencionalmente, com o fim de lucro a curto prazo, utiliza materiais ou componentes de segunda, pessoal não qualificado, negligencia os controles dequalidade, entre outros - e a má qualidade ocasional, surgida talvez de um infeliz concurso de circunstâncias de insuficientes precauções. Observa-se que, numa economia de mercado, a produção em grande escala de produtos manufaturados obriga os fabricantes a procurarem um compromisso "preço-características" ou, como é chamado muitas vezes "preço-qualidade", uma vez que, em face do grande número decomponentes, fica comprometida a longa durabilidade do produto final".
O mundo, o Brasil, o mercado e o consumidor estão mudando. Fala-se, até, que a única coisa permanente no mundo é a mudança. Vai desaparecendo a figura do mercado vendedor, onde tudo que se produzia se vendia. O comprador é hoje muito mais exigente. Ele compara o desempenho de produtos/serviços concorrentes, avalia a imagem da...
tracking img