Mkt correios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. ANÁLISE DO POTENCIAL DE MERCADO 1
1.1. Mercado para o empreendimento 1
1.2. Definição do Negócio, Missão, Visão e Valores do empreendimento 4
1.3. Levantamento do Público-alvo 5
1.4. Análise do Ambiente competitivo 5
1.4.1. Variáveis do ambiente externo 5
1.4.2. Análise da Concorrência 5
1.5. Estudo dos Requisitos Legais 6
2. CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE MARKETING 7
2.1.Segmentação 7
2.2. Posicionamento 7
2.3. Objetivos do empreendimento 7
2.4. Produtos / Serviços Ofertados 8
2.5. Local de instalação do empreendimento 9
2.6. Estrutura de Marketing 9
2.7. Preços 9
2.8. Estratégias Promocionais 9



1. ANÁLISE DO POTENCIAL DE MERCADO

1. Mercado para o empreendimento


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ou simplesmente Correios ouainda ECT é uma empresa pública que atua no ramo de entrega, tratamento e logística de cartas e encomendas a todo território nacional. Os correios têm como meta prestar os melhores serviços postais para as pessoas, primando pela excelência e qualidade do serviço público em nosso país.
O Histórico do setor pode ser resumidamente definido levando em consideração a descrição feita no site daprópria instituição:
“O transcorrer da História Postal corresponde à crescente transformação histórica do próprio País, razão pela qual o saber dos principais fatos ligados à implementação e ao aperfeiçoamento, dos serviços postais, fornece um panorama do desenvolvimento histórico brasileiro. Do início dos serviços postais até os dias de hoje, os Correios assumiram sua postura de elo, queaproxima as pessoas e de instituição respeitável, que sempre procurou adequar-se aos vários períodos de progresso do Brasil, promovendo incessante melhoria dos seus serviços e produtos oferecidos à sociedade.”


Período Colonial


Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País, a qual, escrita por Pero Vaz de Caminha eenviada ao Rei de Portugal, relatava com notório entusiasmo o descortinar de uma nova terra. Com este acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página do surgimento do correio no Brasil.
Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reportam-se ao correio de Portugal e à sua atuação neste novo território. Durante os primeiros tempos dacolonização, os portugueses não dispunham de um sistema postal bem organizado, tendo, inclusive, que recorrer ao de nações vizinhas.
Nem a criação do Correio-Mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveu o problema de ligação postal entre a nova terra e a metrópole. Deste modo, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia fez com fossem instituídos, definitiva e oficialmente em1798, os Correios Marítimos. Anos depois surgiu a necessidade de promover a expansão dos serviços para o interior da Colônia.
A chegada da Família Real ao Novo Mundo abriu caminhos para que o serviço postal melhor se desenvolvesse com o progresso comercial advindo, a elaboração do primeiro Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos Correios Marítimos e a emissão de novos decretoscriando os Correios Interiores.
Com o retorno de D. João VI a Portugal, houve um período bastante conturbado que culminou com a independência do País em 1822, quando os Correios desempenharam importante papel, trazendo informações do Velho Mundo e aglutinando aqui as forças em prol do rompimento com Portugal. (CORREIOS, 2011, < www.correios.com.br >)


Período da Regência Joaninae Reino Unido


O Príncipe D. João, regente do trono português, por incapacidade mental de sua mãe, D. Maria I, foi obrigado a transferir-se para o Brasil com toda a corte, por causa das Guerras Napoleônicas. No período em que aqui ficou (1808-1821) fez do Brasil sede da monarquia lusitana e estabeleceu os correios interiores do Brasil e sua ligação com o Rio de Janeiro. (CORREIOS,...
tracking img