MKSM

512 palavras 3 páginas
QUESTÃO 10.
ARGUMENTOS CONTRA E A FAVOR DAS COTAS RACIAIS
A FAVOR:
No Brasil, as melhores universidades são as públicas. E essas instituições possuem um rígido exame para escolher quem entra e quem não entra em suas fileiras: chama-se vestibular. Pois para se conseguir uma boa classificação e consequentemente passar no vestibular das melhores universidades do país, é fundamental se ter uma melhor educação fundamental. É aí que reside o argumento utilizado por quem é favorável às cotas raciais: as melhores universidades brasileiras são públicas, porém as melhores escolas de ensino fundamental e médio são particulares. Essa distorção faz com que a grande maioria dos alunos das universidades públicas seja composta de brancos ricos, vindos de escolas particulares, já que os alunos da rede pública não tem a menor chance de competir com eles. Com o sistema de cotas, se tentaria corrigir um erro histórico, dando oportunidades para alunos negros que não teriam como competir com os brancos.
CONTRA:
Como já dito, no Brasil, as melhores universidades são públicas e só os alunos das melhores escolas, que são particulares conseguem abocanhar a maior parte das vagas no vestibular. Portanto, para os que argumentam contra as cotas raciais, o melhor a fazer é investir em uma melhora considerável das escolas de ensino fundamental e médio (educação de base) públicas, dando desse modo, os meios necessários para que os alunos das camadas mais pobres da população (em sua maioria negra) consigam adentrar as universidades públicas pela porta da frente. Para os que argumentam contra as cotas raciais, utilizar esse sistema no Brasil seria apenas tentar corrigir um erro histórico com outro.
QUESTÃO 4
Promover a cidadania é de fato o caminho para resolver, pelo menos dentro dos limites aceitáveis, os problemas da desigualdade social brasileira. Não que estas questões possam ser consideradasaceitáveis, mas porque são muitos séculos e situações que provocaram essa realidade. Para

Relacionados

  • Trabalho de Fratura
    3805 palavras | 16 páginas
  • Itaipu
    16229 palavras | 65 páginas
  • Tese DANIEL 2002
    59475 palavras | 238 páginas
  • Tribunal do Júri: Juiz Leigo
    73509 palavras | 295 páginas