mkkj

1106 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO:

A chamada Era Clássica compreende os fatores socioeconômicos que marcaram os séculos XVI, XVII e XVIII, sendo a fase que retoma os valores da Antiguidade Clássica. Esse período envolve a queda do feudalismo, a expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo, perdurando até que uma nova configuração política, econômica e social seja estabelecida, o que aconteceu com a chegada das Revoluções Industrial e Francesa.
Enfatizando a poesia, a miologia e autores clássicos como Homero, Virgílio e Horácio, a chamada Era Clássica pode ser dividida por três estilos literários: Classicismo, Barroco e Arcadismo.
O Classicismo, tema que será explorado a seguir, surge durante o período do Renascimento, em meio ao movimento artístico no qual a cultura medieval começava a dar espaço à cultura clássica, o capitalismo se consolidava e a Idade Média chegava ao seu fim. A Idade Moderna concedia, então, uma realidade mais liberal e antropocêntrica (o homem como centro), tendo todas as manifestações literárias configuradas por este modelo renascentista denominadas "Classicismo". O Classicismo passa a existir em Portugal a partir do ano de 1527, após o retorno de Francisco Sá de Miranda da Itália, divulgando seus novos conceitos europeus da arte e da poesia.
(http://www.brasilescola.com/literatura/classicismo.htm)

CONTEÚDO:

Pag. 01 -- Início do Classicismo:

Sendo consequência do Renascimento, importante movimento de renovação cultural e científica europeu que marcou o nascimento da Idade Moderna, O Classicismo se iniciou após o crescimento gradativo da burguesia comercial e das atividades econômicas entre as cidades europeias, sendo um estímulo para a vida urbana e manifestações artísticas que passaram a ser comerciadas por comerciantes ricos (mecenato). Com o aperfeiçoamento da imprensa, logo foi possível uma maior difusão de idéias novas que contribuíram para o enriquecimento do ambiente cultural.
As grandes navegações alargaram a visão de mundo do

Relacionados

  • TCC Eletrônica
    10685 palavras | 43 páginas
  • areas planificadas e consolidadas
    31521 palavras | 127 páginas
  • Market Leader Intermediate 3rd edition SB
    100113 palavras | 401 páginas