Mix de marketing turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O turismo atualmente é um dos setores que se destaca, pois com o fornecimento de serviços se tornou indispensável para o desenvolvimento socioeconômico. Nesse ramo o movimento financeiro é bastante expressivo, pois o fenômeno do consumo turístico se tornou uma das forças econômicas mais importantes do mundo.


Hoje o turismo é totalmente amplo, surgindo a cadainstante, novas maneiras de se trabalhar essa indústria que funciona a partir do momento que se inter-relaciona com outras prestadoras de serviços como hotéis, agências, transportes, restaurantes, shoppings, lojas, ONG's, produtoras de comerciais, além dos Órgãos Públicos de promoção e elaboração do turismo local.


O turismo é um dos ramos da economia que mais cresce ao longo dos anospotencializando o desenvolvimento socioeconômico local e devido ao amplo crescimento do mercado turístico, surge um novo cliente com mais exigência, necessitando de serviços que atenda a sua individualidade. Assim, o turismo começou a ser trabalhado de modo segmentado, surgindo então ramificações como o turismo para terceira idade, ecológico, “single”, aventura, negócios, eventos, GLS entre outros, a fim deobter estratégias de atendimento com exclusividade.


O mercado turístico, por meio de sua segmentação permite decompor a população em grupos de igual gênero e natureza, e também a política de marketing que divide o mercado em partes homogêneas, cada uma com seus próprios canais de distribuição, motivações diferentes e outros fatores.


Essa maneira de trabalhar o turismo, o tornamais competitivo, criando inúmeras possibilidades de trabalho além dos desafios para os profissionais já enquadrados no mercado de trabalho ou para os turismólogos em formação que serão os responsáveis pelo planejamento desse novo turismo, mais conceituado e dinâmico, além de resolver em partes os problemas da sazonalidade presente na atividade turística.


Os novos consumidores dosprodutos turísticos não aceitam mais os pacotes do turismo de massa, não mais desejando viajar em grupos, estão querendo um atendimento personalizado, direcionado aos seus gostos e estilo de vida. Por isso, a importância de se estudar o mercado turístico através da segmentação, havendo elaboração de produtos específicos para cada tipo de cliente e fazer um levantamento da melhor forma possível para umbom atendimento ao cliente possibilitando a obtenção de lucro e o sucesso qualitativo e quantitativo.


Com isso identificamos a necessidade de confeccionar um produto onde nosso cliente, aquele que prima pela indicação, informação e praticidade, encontre dicas de lugares para viajar, onde ele possa ter todas as informações de que necessita para escolher seu destino e contando com toda aestrutura que necessitar para que suas viagens sejam as melhores possíveis.


























1 PRODUTO


A proposta do Jornal Viaje Mais é atender a necessidade principal do consumidor deste produto, ou seja, encontrar um destino para a sua viagem.


O Jornal Viaje Mais é destinado às classes sociais A, B e C e irá contemplar destinos turísticosde todo o Brasil. A idéia é fornecer ao cliente todas as informações que ele precisa em somente um local. São essas: todas as informações sobre o destino, incluindo restaurantes, acomodações, locais para fazer compras, pontos turísticos, atrações, transportes e até mesmo curiosidades. Serão fornecidas ainda, informações de custo médio do valor gasto por pessoa em cada lugar proposto pelo jornal.O objetivo principal é atingir as pessoas que querem melhorar sua qualidade de vida através da diversão e conforto. Os destinos ofertados garantirão um enriquecimento social, cultural e pessoal dos seus clientes. As opções serão as mais variadas possíveis, com dicas de praias, serras e campo, podendo desfrutar de boa gastronomia, comida típica, festivais, exposições, eventuais shows e...
tracking img