Mix de marketing em bancos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Memorial da Empresa: Com o objetivo principal de atender às necessidades de crédito da pecuária gaúcha, no dia 12 de setembro de 1928, foi criado o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. A nova instituição contou com um capital inicial de 50 mil réis. A tributação estadual, até então arrecadada pelo Banco Pelotense, passa a ser feita pelo BANRISUL, como banco oficial, que adquiriu posteriormente oBanco Pelotense.
Instalada inicialmente no edifício do Tesouro do Estado, a matriz do BANRISUL transferiu-se, no ano posterior, para uma nova sede na Avenida Mauá, em Porto Alegre. Na década de 60, em decorrência do crescimento dos negócios e do número de funcionários, o banco inaugurou, na Rua Capitão Montanha, seu atual edifício-sede.
Em 1969, o BANRISUL incorporou o Banco Real dePernambuco S.A. e, no ano seguinte, o Banco Sul do Brasil S.A., ampliando sua rede até Pernambuco e Ceará, assim como o número de agências já existentes em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 1962, foi aberta uma agência em Nova York (EUA), inserindo o BANRISUL no grupo de operadoras internacionais.
Na década de 80, os serviços do Banco começam a ser automatizados. A instituição foi colocadana vanguarda da automação bancária do Estado, devido aos sólidos investimentos realizados desde março de 1981.
Em março de 1990, o Banco Central do Brasil autorizou o BANRISUL a operar como Banco Múltiplo, com Carteira Comercial, de Crédito Imobiliário e de Crédito, Financiamento e Investimento.
Em 1992 foram incorporados pelo BANRISUL o Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul(BADESUL) e a Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do Estado do Rio Grande do Sul (DIVERGS). Simultaneamente, foi instituída a presidência única para o Sistema Financeiro Estadual – BANRISUL e Caixa Econômica Estadual.
Em 1998, a instituição incorporou as agências da antiga Caixa Econômica Estadual, firmando sua posição de maior rede de distribuição do sul do país, além de tornar-se umbanco de varejo.
Em 2002, a Caixa Estadual S.A. – Agência de Fomento passou a operacionalizar as ações calcadas em linhas de crédito de longo prazo.
Atualmente o BANRISUL tem mais de 2,9 milhões de clientes, uma rede de 434 agências (335 no interior do Rio Grande do Sul, 59 em Porto Alegre, 38 em outros Estados e duas no exterior – Nova York, E.U.A. e Grand Cayman, nas Ilhas Cayman). Além dasagências, tem 1167 postos de atendimento, dos quais 457 são pontos de atendimento eletrônico e um escritório em Buenos Aires, na Argentina.
Para fins de atender o solicitado no presente trabalho, nos deteremos em apenas um dos serviços ofertados pelo Banco: o Cartão de Crédito Banrisul. Tal serviço tem como público-alvo os clientes do Banco que são titulares de contas correntes, com saldo médiomensal positivo, e que não estejam incluídos nas listas dos serviços de proteção ao crédito.
O cartão de crédito é uma ferramenta que possibilita ao cliente bancário realizar pagamentos sem o aporte imediato de dinheiro, uma vez que possui um limite de crédito junto ao Banco e se utiliza deste limite para relizar suas compras com pagamento a prazo, tendo a comodidade de receber uma fatura com adescrição dos gastos e pagar em data determinada por ele próprio o valor total ou parcial. Assim, percebe-se que os cartões de crédito despertam nos clientes do banco o desejo de poder suprir sua necessidade de crédito rotativo para a compra de produtos e até mesmo o pagamento de serviços.
O BANRISUL possui convênio de parceria com duas das principais bandeiras de cartão de crédito que atuam noBrasil, a saber: VISA e Mastercard, além de possuir uma bandeira própria, o BANRICOMPRAS, este último com aceitação principalmente em estabelecimentos no Rio Grande do Sul. Esta parceria possibilita ao banco veicular constantemente na mídia propagandas sobre os benefícios de seus cartões, mostrando aos clientes as vantagens em utilizá-los, como acúmulo de bônus e milhas aéreas, por exemplo.
Para...
tracking img