Mivimento feminista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise sobre as mudanças em torno dos direitos da mulher, mais especificamente quanto às suas conquistas, tanto no ambiente jurídico, como no espaço familiar. A partir do movimento social protagonizado pelo movimento feminista que lutou pela a igualdade efetiva entre os sexos. A motivação fundamental para a pesquisa encontra-se noreconhecimento internacional de que os direitos das mulheres estão inseridos nos direitos humanos. O conjunto de resoluções e convenções internacionais que foram ratificadas pelo Brasil, a fim de erradicar as diferenças socioculturais ainda enfrentadas pelas mulheres, que por sua vez, fazem parte do conjunto de cidadãs excluídas por outras razões formando um grupo político importante para exigir earticular políticas públicas, objetivando sanear os graves problemas sociais atualmente em debate. No nível interno, enfoca-se a fundamentação constitucional para tal reconhecimento, a partir do princípio da dignidade humana, até as transformações importantes impostas pelo novo código civil.


Palavras-chave: Movimento feminista – Mulher– Dignidade humana.


INTRODUÇÃO

Não há uma únicateoria de movimentos sociais, pois não há um único movimento social. Gohn (1997) diz que nas ciências sociais, os movimentos sociais são tratados como estudos sociopolíticos e faz-se necessário analisá-los dentro da coletividade. Gohn salienta que, para alguns autores, os movimentos sociais nasceram junto com a sociologia.
Os movimentos sociais fazem-se importantes pelo fato de que há anecessidade de estudar as ações e comportamentos coletivos. Assim, percebe-se que os movimentos sociais estão sempre ligados ao coletivo e nunca ao individual, pois cada movimento inicia em uma classe (coletivo) com o objetivo de lutar por direitos até então não concedidos a eles.
O presente trabalho trata das dificuldades enfrentadas pelas mulheres, no âmbito jurídico, social e histórico com ênfase noMovimento feminista, demonstrando, a partir de um estudo transdisciplinar, as lutas e conquistas alcançadas pelas mulheres frente as desigualdades entre elas e os homens.
A pesquisa não possui a pretensão de exaurir o tema em razão de sua complexidade, porém, foram escolhidas como base para o estudo, as atuações feministas que alteraram as estruturas sociais e jurídicas do Brasil e do mundo.
Oprimeiro capítulo aborda o desenvolvimento histórico dos direitos das mulheres, visto que sua participação na vida social sempre foi alvo de exclusão. Essa situação aparece em vários momentos no transcorrer da história da humanidade, os quais serão abordados durante a pesquisa. Serão analisadas ainda no primeiro capítulo, as primeiras legislações que sugiram pela luta das mulheres pelo seureconhecimento, perante a sociedade e o estado, bem como a declaração dos direitos da mulher da cidadã.
No segundo capítulo serão analisados as mudanças causadas na família a partir dos direitos e deveres das mulheres ao casamento, a educação dos filhos, as escolhas em relação ao parceiro. Também apresentaremos as leis que as protegem. No mesmo capítulo, também aborda o domínio do corpo, as dificuldadespara manter-se bela perante o seu tempo às vezes curto, mas não deixando de se cuidar e ser feminina. A maior dificuldade encontrada nesta parte do trabalho é a desigualdade salarial que existe em relação às mulheres serem menos remuneradas que os homens, atuando na mesma profissão.
O terceiro capítulo aborda o mercado de trabalho, sendo possível observar o aumento significativo da participaçãofeminina. A inserção da mulher no mercado foi marcada por um período de preconceitos e dificuldades.
O quarto capítulo refere-se a padronização estética. Consta nos referenciais sobre o culto a beleza e a boa forma, corpo magro e alto, malhado, sem gordura e sem celulite.
Já no quinto capítulo foi realizada uma pesquisa sobre a delegacia de polícia da mulher de Novo Hamburgo, como funciona, há...
tracking img