Mitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE/LAUREATE
BIOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO FÍSICA
AULA PRÁTICA: MITOSE
ALUNO (A):

Mitose é um processo de divisão celular pelo qual uma célula eucariótica origina duascélulas-filhas, cada uma com número de cromossomos idêntico ao seu. A extraordinária precisão da mitose garante que cada célula-filha receba todas as informações genéticas necessárias à sua vida. No finalda década de 1980 ficou claro que os mecanismos moleculares básicos da mitose são fundamentalmente os mesmos em todos os seres eucarióticos. Assim, o estudo desses mecanismos é de grande importânciaporque eles se referem a uma ampla variedade de seres vivos. A seguir apresentamos alguns conhecimentos obtidos em pesquisas recentes, que explicam por que a mitose assegura, com altíssimo grau desucesso, a distribuição equitatitiva das informações hereditárias ao longo das gerações celulares.
A mitose é um processo celular muito importante, em que ocorre a divisão de uma célula em duascélulas-filhas idênticas. Este processo permite a proliferação celular, ou seja, aumento do número de células, que é importante durante o desenvolvimento, o reparo de um tecido lesado, assim como durante todaa vida, em que há perdas naturais de células, com a renovação ocorrendo através da mitose.
A divisão celular ou mitose foi dividida didaticamente em 4 estágios, em que ocorrem eventos muitocaracterísticos: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Este processo dura, em geral, 90 a 120 minutos. A mitose é um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célula inicial, originam-seduas células-filhas com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição do DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação,fenômeno muito raro e acidental).
Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até aos organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este...
tracking img