Mitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
mitose

Um dos pressupostos fundamentais da biologia celular é o de que todas as células se originam a partir de células pré-existentes. À exceção do ovo ou zigoto que, nos seres vivos comreprodução sexuada, resulta da união de duas células reprodutivas (gâmetas), cada qual com metade da informação genética.
A mitose é um processo de divisão celular conservativa, já que a partir de uma célulainicial, se originam duas células idênticas, com igual composição genética (mesmo número e tipo de cromossomas), mantendo assim inalterada a composição e teor de ADN característico da espécie (excetose ocorrer uma mutação, fenómeno muito raro e acidental). Este processo de divisão celular é comum a quase todos os seres vivos, dos animais e plantas superiores até aos organismos unicelulares, nosquais, muitas vezes, este é o principal ou único processo de reprodução - reprodução assexuada.
Quando em processo ativo de divisão, as células passam pelo chamado ciclo celular, o qual apresenta duasfases principais: a interfase (momento de preparação para o processo de divisão) e a mitose (fase da divisão). Na mitose ocorrem dois acontecimentos sequenciais no processo de formação de duas novascélulas (ditas filhas): primeiro, uma divisão do material genético contido no núcleo (cariocinese) e, depois, a divisão do citoplasma, com a separação definitiva das células (citocinese). O tempo deduração do ciclo celular é característico do tipo de célula e influenciado por vários fatores externos, como a temperatura, pH, disponibilidade de nutrientes, etc. No entanto, mau grado esta variedadede duração do ciclo celular, o tempo que demora cada uma das suas fases é aproximadamente idêntico.
Dentro de cada uma das duas fases do ciclo celular, podemos definir ainda uma série deacontecimentos sequenciais. A interfase divide-se em três momentos:
- Fase G1: a célula prepara-se para a duplicação do material genético (ADN) aumentando a síntese de enzimas necessárias à síntese de ADN,...
tracking img