Mitose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS LABORATORIAIS DE BIOLOGIA MITOSE OBJETIVO: Observar e identificar as diferentes fases da mitose em que se
encontravam as células do meristema da cebola (Allium cepa)

INTRODUÇÃO
A continuidade de uma espécie depende fundamentalmente do processo de multiplicação celular. No caso dos organismos unicelulares, a divisão da célula leva a um aumento do numero de indivíduos (reproduçãoassexuada) Nos organismos pluricelulares, a divisão celular produz um crescimento dos indivíduos pelo aumento dos números de células em seu corpo, ou os conduz a reparação de células perdidas, ou ainda, os capacita à reprodução da sua espécie através da formação de células reprodutoras (esporos e gametas). Essa multiplicação se deve ao diversos eventos sofridos pela célula, o qual denominamos ciclocelular e detalharemos a seguir, dando ênfase apenas sobre o que acontece com os cromossomos em cada fase, sem preocupação com os demais orgânulos. No ciclo de vida das células, chamado ciclo celular, devemos considerar dois momentos: a interfase e a mitose. Tanto a mitose quanto a interfase apresentam-se subdivididas em fases ou períodos, apenas por finalidade didática, porque todos os processossão contínuos. A fase mitótica é a fase do ciclo celular onde ocorrem duas divisões, a divisão do núcleo – mitose - e do citoplasma – citocinese. A mitose integra 4 subfases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. A mitose consiste numa divisão dos cromossomos para uma divisão da célula, isto é, uma célula com certo numero de cromossomos se divide dando origem a duas células-filhas cujo materialgenético é idêntico ao da célula inicial. Todas estas fases se caracterizam por uns dados conjuntos de fenômenos: Interfase É na interfase que ocorre a duplicação dos cromossomos, antes de se inciar a divisão celular. A interfase compreende três subfases: G1: é o período que se segue a divisão celular e antecede a duplicação do DNA (G tem como significado Gap e o traduzimos como intervalo) S ouSintético: fase da duplicação (síntese do DNA) G2: etapa final da interfase em que existe o dobro de material nuclear de G1, mas o numero de cromossomos ainda é o mesmo. Prófase (pro = antes) A prófase é a primeira fase da mitose. Nessa etapa, os cromossomos já duplicados começam a se espessar, tornando-se visíveis, os centríolos duplicados afastam-se, aparecendo entre eles as fibras do fuso mitótico; acarioteca se desintrega, e os cromossomos ficam livres no citoplasma.Cada cromossomo formado apresenta-se formado por duas cromátides, unidas pelo centrômero.

Metáfase (meta = depois) No citoplasma, durante a prófase, formam-se fibras de um sistema chamado mitótico. Cada cromossomo duplicado prende-se às fibras do fuso pelo centrômero. É a metáfase. Nessa fase os cromossomos chegaram ao máximode seu espessamento e visibilidade; cada cromossomo prende-se a fibra do fuso, pelo seu centrômero, na região mediana da célula. Anáfase (Ana = para cima) Os centrômeros duplicam-se; as fibras do fuso se encurtam, levando cada cromátide a um dos pólos da célula. As duas cromátides separadas passam a ser chamadas cromossomos irmãos. Telófase (telo = final). Nesta fase os cromossomos tornam-se menosvisíveis; formam-se as cariotecas em volta dos dois lotes de cromossomos; aparecem novamente os nucléolos; o citoplasma se divide por estrangulamento, nas células vegetais, aparecem algumas vesículas na região mediana da célula (fragmoplasto), nas quais acumula-se o material que formará a parede celular. Citocinese Terminada a mitose, vai ocorrer então a citocinese, que consiste na separação docitoplasma da célula-mãe, em duas partes iguais, originando assim as duas novas células.

MATERIAIS
• • • • Microscópio óptico Preparação definitiva com células de um meristema cebola (Allium cepa) Papel toalha

REAGENTE
Óleo de imersão

• • • • • •

METODOLOGIA
Liga-se o microscópio e higieniza-se com papel toalha as lentes e objetivas Pega-se uma lamina com preparação de células...
tracking img