Mitose x meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Adventista de Itapecerica da Serra

MITOSE X MEIOSE

Daniela dos Santos Lazarin

Colégio Adventista de Itapecerica da Serra
Itapecerica da Serra, 06 de Setembro de 2012
Nome: Danielados Santos Lazarin - nº 08
Biologia - Profº Márcia - 3º EM A

MITOSE X MEIOSE

→ Prófase (Mitose) X Prófase I (Meiose)
A mitose em geral ocorre em células somáticas, já ameiose ocorre em células germinais para a produção de gametas ou esporos.
Na prófase da mitose os cromossomos condensam-se. A carioteca e os nucléolos desintegram-se. Os centríolos dividem-se edirigem-se para os polos da célula. É formado o fuso de divisão (fibras proteicas). Não há o fenômeno de crossing-over nem emparelhamento de cromossomos homólogos nem formação de tétrades. Já na Prófase Ida Meiose ela é bem longa e complexa, se dividido em cinco outras subfases. Os cromossomos condensam-se (Subfase Leptóteno). Ocorre a aproximação e ligação entre os cromossomos homólogos fenômenoconhecido como sinapse cromossômica (Subfase Zigóteno). Os cromossomos pareados formam conjuntos denominados tétrades, fenômeno conhecido como permuta ou crossing-over. (Subfase Paquíteno). Os homólogoscomeçam se separar, e onde ocorreu a permuta há a formação dos quiasmas (tétrades encontradas cruzadas em formato de X) (Subfase Diplóteno). E por fim da prófase I da Meiose, os quiasmas deslizam paraas extremidades dos cromossomos (Subfase Diacinese).

Prófase da Mitose

→ Prófase (Mitose) X Prófase II (Meiose)
Em ambas as fases os cromossomos se condensam, a carioteca e os nucléolosdesintegram-se (marca o fim da prófase II), os centríolos migram para os polos opostos da célula. Na prófase da mitose é formado o fuso de divisão (fibras protéicas), enquanto que na Prófase II da Meiose oscentríolos se dividem e formam-se NOVOS fusos de divisão nas duas células-filhas. É idêntica à prófase mitótica.

Prófase II da Meiose

→ Metáfase (Mitose) X Metáfase I (Meiose)
Na metáfase...
tracking img