Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
# INTRODUÇÃO

Este trabalho é baseado no ciclo celular, que é a divisão celular que chamamos de Mitose e Meiose, e entenderemos como ocorre este processo e quanto é importante na vida animal e vegetal, mostrando a diferença entre as duas divisões celulares e suas fases. As fases principais: a interfase, caracterizada pelas fases G1, S e G2 e a mitose, caracterizadas pelas fases Prófase,Metáfase, Anáfase e Telófase e Citocinese. Na meiose, a redução do número de cromossomos ocorre porque nesse processo há uma única duplicação de cromossomos seguida de duas divisões nucleares consecutivas: a meiose I e a meiose II, caracterizadas pelas fases Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I, e Prófase II, Anáfase II, Telófase II.

# DESENVOLVIMENTO

Todos nós já fomos uma única célula, ozigoto. Este é um resultado da união entre duas células sexuais de nossos pais: o óvulo e o espermatozóide. Mesmo depois que o crescimento acaba, muitos tipos de células do nosso corpo continuam a se reproduzir, para poder repor os milhares de células que morrem a todo instante. A duplicação do DNA leva a divisão celular, formando células filhas com as mesmas informações genéticas da célula deorigem. O nome dessa divisão celular é Mitose. Mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares. É também o processo no qual os pluricelulares são formados, seja por reprodução assexuada, ou por reprodução sexuada. A união das células especializadas na reprodução, os gametas, se denomina fecundação.
A célula possui um ciclo celular que varia entre a fase de metabolismoe a fase de divisão celular. Na mitose, para facilitar o estudo, costuma-se dividi-la em quatro etapas, apesar de ser um processo contínuo. Essas etapas são caracterizadas principalmente pelo estado e pela posição dos cromossomos. A mitose dura cerca de 2 horas, os períodos são: três da intérfase (G1; S e G2) e mitose.
Período G1: precede a duplicação dos cromossomos;
Período S: síntese doDNA, cromossomos se duplicam;
Período G2: é o intervalo entre o final da duplicação e início da divisão.

FASES DA MITOSE: Para facilitar o estudo, a mitose foi dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
PRÓFASE: Tem o início da condensação dos cromossomos, com diminuição dos nucléolos até o seu desaparecimento. Aparece os centríolos duplicados. O fim da prófase se dápela desintegração da carioteca, com espalhamento dos cromossomos na região central da célula.
METÁFASE: Os cromossomos bastante condensados passam a ocupar a região mediana da célula, se espalhando entre as fibras do centríolo. O fim da metáfase é marcado pela divisão dos centrômeros e pela separação das cromátides irmãs, então chamados cromossomos irmãos.
ANÁFASE: Separação dos cromossomosirmãos, até atingir os pólos do centríolo.
TELÓFASE: Separação das células, formação do núcleo, descondensação do DNA e reaparecimento dos nucléolos.
CITOCINESE: Para que a divisão celular se complete, falta apenas dividir o citoplasma em duas partes, cada uma com seu núcleo. Esse processo que dá uma distribuição equivalente do citoplasma se chama citocinese. A maneira de dividir o citoplasma varianos diferentes organismos. Nas células animais, a membrana plasmática sofre um estrangulamento progressivo na região mediana da célula, até separar duas células filhas. Como a divisão do citoplasma avança de fora para dentro, a citocinese animal é chamada centrípeta. Nas células vegetais e da maioria das algas, a divisão do citoplasma ocorre pela formação de uma placa central, constituída porsubstâncias gelatinosas chamadas pectina. Essa placa cresce do centro para a periferia da célula, à medida que as pectinas se depositam. Por esse motivo, a citocinese vegetal é chamada centrífuga. Nesta etapa, reaparecem a carioteca, os nucléolos e os cromossomos voltam a se desespiralizar.

A Meiose é um tipo de divisão celular ligada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz a carga...
tracking img