Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento do zigoto até morrermos, na formação do zigoto é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar um novo ser. A partir desse processo nunca mais paramos realizar a mitose. Já a meiose ocorre com a finalidade específica de produzirmos células sexuais, espermatozoides (homens) e óvulos (mulheres). Ameiose também é dividida em etapas, além disso, essa divisão é dupla, na primeira ocorre Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I e na segunda divisão Prófase II, Metáfase II, Anáfase II, Telófase II.

MITOSE

A mitose é o processo que permite que um núcleo de uma célula se divida, originando dois núcleos-filhos, cada um deles contendo uma cópia de todos os cromossomas do núcleo original.Embora a mitose varie em aspectos mínimos de uns organismos para os outros, é basicamente semelhante na maior parte das células eucarióticas. A divisão de uma célula em duas células-filhas, pode ser descrita em 2 processos consecutivos: a mitose propriamente dita ou Cariocinese (divisão do núcleo) e a Citocinese (divisão do citoplasma). A mitose pode ser dividida em quatro fases embora seja umprocesso contínuo: prófase, metáfase, anáfase e telófase (gerando a célebre mnemónica “Próximo da META a ANA Telefonou”). Neste processo, associado à divisão de células somáticas, o material genético sintetizado no período S da interfase é dividido igualmente por dois núcleos resultantes. A mitose é regulada por diferentes classes de proteínas, iniciando-se quando uma delas, as ciclinas, atingemdeterminadas concentração no citoplasma e ativa o fator promotor da mitose (MPF) proteico citoplasmático, que inicia a condensação dos cromossomas. Nas células animais e vegetais a única diferença no processo de mitose é a ausência de centrómeros nas células vegetais e, por consequência, a formação do fusos multipolares.

Ciclo Celular
* A mitose está dividida em 4 fases, o ciclo celular, que porsua vez, está dividido em duas fases:
O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução.
As fases do ciclo celular são:
1. Interfase: A interfase é o período de maior metabolismo celular, quando ocorre a síntese e a duplicação do DNA e de todas as outras substâncias e estruturas dacélula. Está subdividida, respectivamente, em:
1.1. Período G1: é o período de produção de enzimas, proteínas e consequentemente, síntese de RNA. Nesse período a célula aumenta de tamanho.
1.2. Período S: período em que ocorre a síntese e produção do DNA.
1.3. Período G2: assemelha-se ao período G1, porém, neste período o DNA está duplicado.
2. Divisão Celular: É neste período em que ocorre amitose, pois, todas as estruturas para uma nova célula já estão duplicadas. Lembrando que a divisão celular pode ocorrer também por meiose.
Fases da Mitose:
Prófase - é a etapa preparatória da célula para início da divisão, ocorrendo eventos correlacionados ao período de interfase, essenciais para o ciclo celular:

- Princípio da condensação (espiralização / compactação) dos cromossomosduplicados na interfase;
- Desaparecimento do nucléolo em consequência da paralisação do mecanismo de síntese;
- Duplicação do centríolo e migração desses para os polos opostos da célula, formando microtúbulos, fibras do fuso e do haster, ambas constituídas de tubulinas alfa e beta. As do fuso unir-se-ão ao cinetócoro, região do centrômero (ponto de intersecção entre os braços cromossômicos), e as dohaster darão suporte (fixação) juntamente à face interna da membrana plasmática.

Metáfase → Fase de máxima condensação dos cromossomos e desfragmentação total da carioteca eca (membrana nuclear), havendo:

- Deslocamento e disposição linear dos cromossomos na placa equatorial (metafásica) da célula.
- Ligação dos centrômeros às fibras do fuso.

Anáfase → Fase da divisão onde ocorre a...
tracking img