Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão celular é o processo que ocorre nos seres vivos, através do qual uma célula, chamada célula-mãe, se divide em duas (mitose) ou quatro (meiose) células-filhas, com toda a informação genéticarelativa à espécie.[1] Este processo faz parte do ciclo celular.
Nos organismos unicelulares como os protozoários e as bactérias este é o processo de reprodução assexuada ou vegetativa.Nos organismos multicelulares, estes processos podem levar à formação dos esporos ou gametas, que darão origem ao novo indivíduo, ou ao crescimento do indivíduo desde o zigoto até aoindivíduo adulto (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células senescentes por células novas.
As células procarióticas dividem-se por fissão binária, enquanto que as eucarióticas seguem um processo de divisãodo núcleo, chamada mitose, seguida pela divisão da membrana e docitoplasma chamado citocinese.
As células diplóides podem ainda sofrer meiose para produzir células haplóides - os gâmetas ou esporos duranteo processo de reprodução. Neste caso, normalmente uma célula dá origem aquatro células-filhas embora, por vezes, nem todas sejam viáveis.

Mitose
A mitose é um tipo de divisão celular essencialpara continuarmos a nos desenvolver, a crescer e a repor células perdidas.

A mitose se inicia com uma célula diplóide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie (no caso dos humanos,46). Em seguida, há um período de grande atividade metabólica, denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético. Só depois começa a divisão propriamente dita

Fases da mitose 1. Prófase: a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Os centríolos (ausentes nas células vegetais) se posicionamem pólos opostos e entre eles aparecem as fibras do fuso. Há o desaparecimento do nucléolo, e, por fim, ocorre o rompimento da carioteca (membrana nuclear).

2. Metáfase: os cromossomos...
tracking img