Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (724 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A divisão celular é o processo onde uma célula se transforma em duas células-filhas. Neste caso, dividir significa duplicar, pois as novas células são capazes de crescer e de setransformar em células idênticas à original.
Através da divisão celular os organismos unicelulares se reproduzem e as células dos organismos multicelulares se multiplicam, crescendo. O ciclo celular é operíodo que se inicia com o surgimento da célula, a partir da divisão de uma célula pré-existentes, e termina quando ela se divide em duas células-filhas.
O ciclo celular em duas etapas: divisão celulare interfase.
A divisão celular compreende a mitose (divisão do núcleo) e a citocinese (divisão do citoplasma). A mitose e a citocinese duram menos de uma hora, correspondendo a 5 % da duração dociclo celular, já os 95% restantes do tempo a célula permanece em interfase.

Interfase- período compreendido entre o fim de uma divisão celular e o início da seguinte.
Fase G1- período entre o fim damitose e o inicio as síntese de DNA.
Fase S- o DNA se duplica, mas não se separa. Associam-se às proteínas, e a partir desse momento, cada cromossomo passa a ser constituído por duas cromátidesligadas pelo centrômero.
Fase G2- começam a enrolar o DNA e surgem os primeiros cromossomos.
MITOSE
Mitose é todo processo de divisão celular. O termo mitose deriva da palavra grega mitos, quesignifica “tecer com fios”, pois os fios cromossômicos se tornam cada vez mais visíveis no decorrer da divisão celular. È um processo contínuo, com duração entre 30 e 60 minutos, em que uma célula setransforma em duas células-filhas. Possuem quatro fases no processo, são elas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase
- etapa mais longa da mitose;
- há um enrolamento dos cromossomos; ficam maiscurtos e grossos;
- os dois pares de centríolos afastam-se para pólos opostos, formando entre eles o fuso acromático.
- no final da etapa, os nucléolos desaparecem e a carioteca se desfaz....
tracking img