Mitose e meiose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho é baseado sobre o ciclo celular que é a divisão celular que denominamos Mitose e Meiose, e entendermos como ocorre este processo e quanto é importante na vida animal e vegetal, demonstrando a diferença entre as duas divisões celulares e suas respectivas fases.
Ciclo celular é um mecanismo de duplicação e divisão, no qual, uma célula se reproduz por uma sequênciaordenada de eventos que duplicam seus componentes e depois a dividem em duas. As fases principais: a interfase, caracterizada pelas fases G1, S e G2 e a mitose, caracterizadas pelas fases Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase e Citocinese.
Meiose outro processo de divisão, na qual o número de cromossomos é reduzido à metade nas células-filhas. A redução do número cromossômico ocorre, porque nesseprocesso há uma única duplicação cromossômica seguida de duas divisões nucleares consecutivas: a meiose I e a meiose II, caracterizadas pelas fases Prófase I, Metáfase I, Anáfase I, Telófase I, Prófase II, Anáfase II, Telófase II, respectivamente.


1 – Ciclo celular

O ciclo celular compreende duas fases: a Interfase e o Período de Divisão Celular ou Fase Mitótica, este segundo tambémdesignada por Mitose.

1.1 – Interfase

Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela  mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partirde então, o ciclo se reinicia. A interfase é definida três fases:
* G¹ - não há atividade relacionada com o processo de divisão celular, período que.
precede a duplicação do DNA.
* S - período em que a duplicação do DNA está ocorrendo.
* G² - a síntese de DNA já se completou, e a fase que antecede a mitose.

2 - Mitose

A mitose é um processo de divisãocelular a partir de uma célula formada, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até os organismosunicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o único processo de reprodução (reprodução assexuada), ou seja, capaz de originar um novo ser.

2.1 – Fases da Mitose

Este processo dura, cerca de 2 horas é dividido em quatro fases: Prófase, metáfase, anáfase e telófase.

1º PRÓFASE - Nesta fase cada cromossoma é composto por duas cromátides-irmãs resultantes daduplicação do DNA no período S da Interfase. Estas cromátides estão unidas pelos centrômeros começam a se condensar tornando-se individualizado, os nucléolos vão se tornando menos evidentes, até desaparecerem.
No citoplasma, cada centro celular organiza seu próprio arranjo radial de microtúbulos, dando ao conjunto um aspecto de áster. Aos poucos, algumas das fibras de cada centrossomo crescem,determinando o afastamento dos centros celulares, indo cada um para um dos polos da célula. Essas fibras maiores constituem as fibras polares.


2º METÁFASE - Nesta fase os cromossomos, já bastante condensados, passam a ocupar a região mediana (equatorial) da célula, espalhando-se entre as fibras do fuso acromático.
No centrômero de cada cromossomo há duas regiões denominadas CINETÓCOROS,onde se forma feixes de fibras de proteína, um em cada cromátide. Essas fibras ligam-se às fibras do fuso, de modo que as cromátides-irmãs ficam voltadas para polos opostos da célula. O fim da metáfase é marcado pela divisão dos centrômeros e pela separação das cromátides-irmãs, a partir de então chamados cromossomos - irmãos.


3º ANÁFASE – Nesta fase inicia-se com a separação dos...
tracking img