Mitose meiose feet david

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitose (do grego mitos, fio, filamento[1]) é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 50 a 80minutos e é dividido em cinco fases[Nota 1]: Prófase, prometáfase, metafase, anafase e telófase.[2] É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.[3]
Índice  [esconder]  *1 Definição * 2 Comportamento dos cromossomos na mitose * 3 Ciclo celular * 3.1 Intérfase * 3.1.1 Intervalo G1 ou pós-mitótico * 3.1.2 Período S ou Período de Síntese * 3.1.3 Intervalo G2 ou pré-mitótico * 3.2 Período de Divisão Celular ou Fase Mitótica * 3.2.1 Mitose * 3.2.1.1 Prófase * 3.2.1.2 Prometáfase *3.2.1.3 Metáfase * 3.2.1.4 Anáfase * 3.2.1.5 Telófase * 3.2.2 Citocinese * 4 Comparações entre a mitose e a meiose * 5 Importância da mitose * 6 Utilização da mitose pelos seres humanos * 7 Ver também * 8 Notas * 9 Referências |
-------------------------------------------------
[editar]Definição
Um dos pressupostos fundamentais e principais da biologia celular éo de que todas as células se originam a partir de células pré-existentes, à excepção do ovo ou zigoto que, nos seres vivos com reprodução sexuada, resulta da união de duas células reprodutivas (gâmetas), cada qual com metade da informação genética de seus ascendentes.
A mitose é um processo de divisão celular já que a partir de uma célula formada , originam-se duas células com a mesma composiçãogenética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até os organismosunicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o únicoprocesso de reprodução (reprodução assexuada).
-------------------------------------------------
[editar]Comportamento dos cromossomos na mitose
Walther Flemming, estudando células epidérmicas de salamandra, notou alterações no núcleo de uma célula que se divide. Primeiro, os cromossomos tornavam-se visíveis como fios finos e longos no interior do núcleo (neste estágio, quando é possível ver apenas umfilamento, denominamos tal filamento como cromatina), ficando progressivamente mais curtos e grossos ao longo da divisão celular (vulgarmente: condensação).
Os primeiros citologistas concluíram, acertadamente, que isso se deve ao fato de os fios cromossômicos enrolarem-se sobre si. Flemming notou que, quando os cromossomos se tornam visíveis pela primeira vez, no início da divisão celular, elesestão duplicados, o que se torna evidente à medida que a condensação progride.
Em uma etapa seguinte do processo de divisão, o limite entre o núcleo e o citoplasma (carioteca) , bem evidente nas células que não estão se dividindo, desaparece e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma. Uma vez libertados do núcleo, os cromossomos deslocam-se para a região equatorial (metáfase) da célula eprendem-se a um conjunto de fibras, o fuso mitótico.
Imediatamente após terem se alinhado na região equatorial da célula, os dois fios que constituem cada cromossomo, denominados cromátides-irmãs, separam-se e deslocam-se para pólos opostos da célula (anáfase), puxados por fibras do fuso mitótico, presas a seus centrômeros (região onde as cromátides irmãs se unem). Assim, separam-se dois grupos decromossomos equivalentes, cada um deles contendo um exemplar de cada cromossomo presente no núcleo original.
Ao chegarem nos pólos da célula, os cromossomos descondensam-se, em um processo praticamente inverso ao que ocorreu no início da divisão. A região ocupada pelos cromossomos em descondensação torna-se distinta do citoplasma, o que levou os primeiros citologistas a concluir que o envoltório...
tracking img