Mitos e religião

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia
Mitos e Questões de Natureza Religiosa

A origem dos mitos religiosos
A tarefa de imaginar como foi o quotidiano dos primeiros homens é relativamente fácil: antes quedominasse a tecnologia de agricultura (mesmo que forma rudimentar), a terra se mostrava inóspita e pouco propensa a fornecer o quanto necessário à sobrevivência humana; por carecerem de explicaçõesplausíveis, as forças da natureza (trovões e as chuvas, por exemplo) causavam-lhes verdadeiro terror; a morte (realidade natural), envolta em mistérios; tudo contribuindo para a criação de uma atmosfera“mágica” onde o desconhecido travestia-se de “divino”.
Atendendo à necessidade de fornecimento de explicações a tais fenômenos, o ser humano criou uma série de “mitos” e assim foi com todas as civilizaçõesexistentes; todos os agrupamentos humanos, de uma forma ou outra, criaram mitos que explicavam tanto os fenômenos naturais quanto a criação do homem.

Dentre eles podem ser citados:

* O mitoda criação do homem pelo barro, por uma força divina – ao contrário do que muitos crêem, tal concepção não é exclusiva da mitologia hebraico/cristã, podemos encontrá-la, exemplo, na mitologia de umpovo africano denominado iorubà, bem como na mitologia grega. Enquanto o deus hebraico Yaveh teria criado o homem da terra, o deus ioruba Oxalá teria criado o homem do barro, mesmo tipo de criação queteria sido efetuada pelos deuses na mitologia grega.
* O mito do dilúvio (impossível de ter ocorrido*), tanto na mitologia hebraica (deus Yaveh) quanto na inca (o deus inca Viracocha teria ordenadoaos homens que vivessem em paz/ordem/respeito, mas a desobediência humana teria levado o deus a despejar sobre os homens um dilúvio, no qual todos teriam perecido).

* Mito do jardim do éden(local onde o homem vivia feliz, livre da dor e do sofrimento e sem precisar viver à custa de seu trabalho) é deveras semelhante à Idade de Ouro da mitologia grega (onde o deus Crono, apesar de...
tracking img