Mitos e lendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Os mitos e lendas fazem parte da cultura do homem amazônico, interferindo na formação de sua identidade, são apresentados como uma tentativa de explicar a realidade, como resposta e explicação da origem do mundo, o que é reproduzido através de cerimônias religiosas, que por sua vez, mantêm vivo o mito, dentro de uma visão antropológica. Esse mito é apresentado como explicação doinexplicável, dizer estabelecendo a diferença entre o sagrado e o profano. Essa relação influencia para quem aceita o mito, na própria formação da identidade, principalmente quando se trata da cultura do homem amazônico. O mito aqui retratado é o modo de ver sentir e dimensionar a realidade, e como tal faz parte do próprio processo de formação da identidade, mesmo com o bombardeio da globalização e doneoliberalismo, que determina padrões de comportamento numa sociedade pósmoderna e pós-industrial, onde o interesse econômico sobrepuja as culturas minoritárias, mesmo a despeito de tudo isso o mito sobrevive. E é exatamente a esse respeito que esse trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre os mitos e lendas da região amazônica, sua importância, validade e sua relação com a formação daidentidade.

Conclusão
Concluímos, lendo os sobre os mitos amazônicos apresentados, que a região Amazônica é considerada um mito que ainda não foi totalmente desvendando. Ela é retratada como uma floresta de lendas, estórias encantadas, músicas, danças, símbolos, sonhos, manias e aspirações de um povo, demasiadamente estigmatizado por causa de sua cultura, ainda que estando inserido num mundoglobalizado onde se tenta de toda maneira aculturar as culturas minoritárias.

Lenda da Iara

A lenda da Iara é de origem indígena popular da Amazônia, também conhecida como "mãe d'água", Iara é uma linda sereia de pele morena, cabelos longos, olhos castanhos que vive no rio Amazonas.
Segundo a lenda, Iara era uma jovem indígena muito conhecida nas tribos das margens do rio Solimões por seconsiderada uma excelente índia guerreira.
Os irmãos de Iara sentiam muita inveja dela, pois o pai a elogiava muito pelo fato de Iara exercer a função de guerreira melhor que os irmãos, lhes causando certo constrangimento, pois não era comum nas tribos dessa região uma mulher exercer a função de guerreira, pois, essa profissão era normalmente um cargo exclusivo dos homens.
Certo dia, Iara ouviu os irmãosplanejarem sua morte, porém, ela resolveu matar os irmãos antes que esses executassem o plano. Após ter assassinato os irmãos, Iara fugiu para as matas com medo da reação do pai. Porém, o pai realizou uma busca implacável e conseguiu capturá-la. Como castigo pela morte dos irmãos, Iara foi jogada no encontro dos rios Negro e Solimões. 
Durante a noite de lua cheia, os peixes que ali estavam asalvaram a índia Iara e a transformaram em uma linda sereia.
Nas pedras das encostas dos rios da Amazônia, Iara costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto e os afoga no fundo dos rios.
Os poucos que conseguem escapar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, somente um ritual realizado por um pajé pode livrar o homem do feitiço.

A Lenda do CurupiraO folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás.
O curupira é um ser fantástico, que segundo a crença popular, habita em florestas, sua função é a deproteger as plantas e os animais, além de punir quem os agredir.
Além disso, dizem que o curupira gosta de sentar nas sombras das mangueiras e se deliciar com os frutos, mas se ele sentir que está sendo vigiado ou ameaçado ele logo começa a correr a uma velocidade tão grande que os olhos humanos não conseguem acompanhar.
Muitos dizem que existem curupiras que se encantam com algumas crianças e a...
tracking img