mitos e lendas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste trabalhoiremos falar sobre as lenda e mitos da Amazônia, para entender sobre isso

LENDAS DA AMAZÔNIA

As principais lendas da Amazônia são: Boto,Iara, Saci, Curupira, Macunaíma, Guaraná, VitóriaRégia, Açai, Cobra Grande, Matinta Pereira, Mandioca, gente que vira bicho, Mapinguari, Monte Roraima, Cobra Norato, Ceuci,Bahira, Boitatá, Caipora, Muiraquitã, Tamba-Tajá, Uirapuru, Peixe-boi, lenda dalua, lenda dos rios, lenda do sol, Quem te dera, Pirarucu, Eldorado, lenda das Amazonas.Conheça as lendas que fazem parte do folclore da região Amazônica. Umas visões peculiares de como os Índiosnativos entendiam e explicavam os fenômenos da natureza: rios, sol, luae as plantas. São lendas surpreendentes que fazem parte do folclore e enriquecem a cultura brasileira.


O BOTOO boto é um rapaz belo, de andar desajeitado e que usaroupas, chápeu e sapatos brancos, cobre parte do rosto e tem um buraco no alto da cabeça. O boto,segundo a lenda,costuma aparecer nas festas ou à beira de trapiches. Gosta demoças ingênuas, de preferência virgem ou menstruada, é um sujeito caladão e sinistro que tem o poder de encantar as moçasnovas, que ao primeiro olhar se apaixonam. Depois deconseguir o que quer, o boto corre e mergulha no rio ou igarapé. Muitas meninas do interior que engravidam se aproveitam da lenda e atribuem suagravidez ao boto.

CURUPIRANa lenda o Curupira é descrito como um menino baixinho, cabelos cor de fogo e pés virados para trás, o protetor da mata e doshabitantes locais. O Curupira tem por hábitosentar-se a sombra das mangueiras para comer os frutos e quando avistado por alguém sai em disparada em uma velocidade estonteante. Apesar de ser o... [continua]
tracking img