Mitos na família

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA – Técnicas Psicoterápicas I
Professor: Waine Mathews
Aluna: Sainara R S Nascimento


MITOS NA FAMÍLIA


Avaliar os mitos na família é como avaliar a própria família, seu modo deser, sua formação, suas individualidades e busca da simetrização com os mitos e hábitos familiares, arraigados nos valores e tradições, nem sempre tão conscientes assim.
De qualquer forma, somosseres de hábitos, geralmente aprendidos durante a infância, ou seja, num período que nem sempre conseguimos estabelecer uma visão crítica sobre todas as coisas e costumes.
Talvez por isto aadolescência assuma quase que de maneira total a responsabilidade por essa tentativa de libertação ou ainda busca de respostas ou até mesmo tentativas empíricas de vislumbre de outras realidades.Particularmente, na minha família, alguns mitos sempre foram rotineiramente observados, como o respeito paternal e o cuidado em servir, dando sempre prioridade para as ocupações paternas, movimentado mãe efilhas para a execução dos trabalhos domésticos, num estilo patriarcal preservando a moda antiga, ou seja, quando o pai chegava do trabalho, disponibiliza-se tempestivamente sandálias e toalha para obanho, preparava-se o prato de comida e o servia em primeiro lugar, além de tornar-se os centro das atenções.
Para os filhos homens não havia um cuidado exagerado nas questões relativas ao namoro,enquanto que, para as mulheres, as regras eram muito mais rígidas, sem liberdade praticamente, uma vez que a virgindade levada até o casamento era preponderante e uma questão de honra e respeito.
Aquaresma sempre foi um ponto importante para a família, uma tradição que os meus pais sempre fizeram questão de preservar, com abstenção de alguns tipos de alimentos, a reunião da família em datasespecíficas e com um tipo de alimentação característico para estas datas.
Outra data considerada muito importante é o período do Natal, onde toda a família se reúne em um local diferente a cada ano,...
tracking img