Mitos da general eletrici

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
UNATEC
Curso Superior de Tecnologia de Recursos Humanos
Campus Barro Preto – Turno Noite
Orientadora – Gislene Maria Dias Da Rocha

Seminário Metodologias De Treinamento



Autores:

GOMES, Juciele P
GONÇALVES, Nádia N
MARTINS, Valkiria V.R
MOREIRA, Deborah
RAMOS, Camila S
PAINEL E SIMPÓSIOTalvez tão antigo quanto o método de aprender fazendo, seja este de aprender por conceitos. Desde a invenção da linguagem, aprender por conceitos constituiu-se no principal instrumento de educação, a começar pela família.
São inúmeras as formas de utilização da palavra como meio de transmitir e fixar conhecimentos, uma delas é a técnica do painel e simpósio.

Painel
É uma forma dediscurso ou conferência didática mais sofisticada que envolve vários especialistas entre três ou seis, analisando determinado assunto diante de um grupo de assistentes. No painel os membros debatem a matéria de forma mais descontraída possível, sob coordenação de um instrutor.
Como é utilizado:
Diante de um auditório o tema tratado é abordado sob diferentes opiniões. Quatro ou no máximo cincoespecialistas colocam para os ouvintes, seus pontos de vista, confrontando-os entre si. O moderador controla as intervenções e a platéia encaminha perguntas para os painelistas.

Metodologias:
* Painel com Interrogadores
* Painel Simples
* Painel Progressivo





* Painel com Interrogadores

Um pequeno grupo de especialistas em determinado assunto discute e éinterrogado por uma ou mais pessoas, são denominadas de interrogadores, pois são eles que encaminham perguntas para os painelistas e não o coordenador.
A técnica é útil para despertar interesse do grupo da mesa e discutir maior número de questões em um curto espaço de tempo, aproveitando experiências de membros do grupo.
Usa-se quando o número de participantes é muito grande e os mesmos definemquem será o moderador e interrogadores, sendo que todos têm o objetivo de se aprofundar mais sobre o tema através de conhecimentos peculiares de cada membro. A técnica deve ser realizada da seguinte forma:
* Selecionar com antecedência o moderador, os interrogadores e o painel..
* O moderador deve reunir-se com os interrogadores para fixar a orientação.
* Na reunião, o moderadorapresenta ao grupo os integrantes do painel.
* A seguir apresenta sucintamente o assunto e explica a técnica.
* Os interrogadores devem iniciar o interrogatório, expressando as perguntas de maneira clara e concisa. O êxito das discussões depende dos interrogadores, que têm grande responsabilidade na condução dos debates, tanto do ponto do encadeamento da idéia, como do nível de detalhe a que sedeve chegar.
* O moderador intervirá quando houver necessidade de aprofundar um aspecto abordado, esclarecer um ponto obscuro, pedir a repetição de uma pergunta ou de uma resposta não compreendida, interpelar algum membro do painel que estiver sendo prolixo, fugindo do tema central ou interpretando mal seu papel.
* Ao final do interrogatório, o moderador apresenta uma síntese ou simulageral.





* Painel Simples

É constituído pelo coordenador, componentes da mesa (especialistas) e auditório treinado. Neste caso as perguntas são feitas pelo coordenador para os painelistas sem a intervenção de interrogadores.

Figura 1 – Painel Simples
Essa técnica deve ser realizada da seguinte forma:
* Planeje com antecedência o tema e a aplicação da técnica emfunção do número de participantes, natureza do assunto, tempo disponível, espaço existente, etc....
* Explique ao grupo o funcionamento da técnica, o papel e as atitudes esperadas de cada membro e o tempo disponível.
* Divida o grupo em subgrupos. Apresenta as questões ou o tema para discussão. Esclareça que todos devem anotar as idéias e conclusões do grupo para transmita-las aos demais...
tracking img