Mitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitologia

No período arcaico surgem os primeiros filósofos gregos , por volta de fins do século VII a.C e durante o século VI a.C. Alguns autores chamam de “ milagre grego “ à passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, por destacarem o caráter repentino e único desse processo . No entanto, outros estudiosos atenuam a ênfase dada a essamutação e superam essa visão simplista e “a- histórica ", realçando o fato de que a racionalidade crítica resultou de processo muito lento, preparado pelo passado mítico , cujas características não desaparecem” como por encanto “ na nova abordagem filosófica do mundo . Ou seja, a filosofia na Grécia não é fruto de um salto do “milagre” realizado por um povo privilegiado , mas é a culminação do processogestado através dos tempos e que, portanto tem sua dívida com o passado mítico. Algumas novidades do período arcaico ajudam a transformar a visão que o mito oferecia sobre o mundo e a existência humana . Essas novidades são a invenção da escrita e da moeda, a lei da escrita, o nascimento da pólis (cidade-estado), todas elas como condição para o surgimento do filósofo. Os mitos são, geralmente,histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, as maiorias dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

A escritaA invenção e lei da escrita originou-se, o milagre grego em que houve a passagem da mentalidade mítica para o pensamento racional e filosófico. A escrita era de início, reservada aos privilegiados sacerdotes e aos reis. Com a violenta invasão dórica no século XII a.C a escrita desaparece junto com a civilização micênica para ressurgir apenas no final do século IX ou VIII a.C por influência dosfenícios.
No segundo momento, a escrita assume função diferente, porque se encontra suficientemente desligada de preocupação esotérica e religiosa e não mais como atributo da classe dos escribas, que sempre esteve atrelada ao poder.
Portanto, a escrita surge como possibilidade de maior de abstração, uma reflexão da palavra que tenderá a modificar a própria estrutura do pensamento.
A moeda
Amoeda foi inventada na líbia aparece na Grécia por volta do século VII a.C o que facilita os negócios e impulsiona o comércio. Com o recurso da moeda os produtos, que antes se restringiam ao seu valor de uso passam a ter valor de troca, isto é, transformam-se em mercadoria. Além desse efeito político de democratização de um valor, a moeda sobrepõe aos símbolos sagrados e efetivos o caráterracional de sua concepção: muito mais do que um metal precioso que se troca por qualquer mercadoria ,moeda é artifício racional, convenção humana , noção abstrata de valor que estabelece a medida comum entre valores diferentes .
Nesse sentido á invenção da moeda desempenha papel revolucionário, pois está vinculado ao nascimento do pensamento racional crítico.

Os pensadores
Quando afirmamos quea filosofia nasceu na Grécia, devemos tornar essa afirmação mais precisa. Afinal nunca houve na antiguidade um estado grego unificado.
No vasto mundo grego, a filosofia teve como berço a cidade de Mileto, situada na Jordânia, litoral ocidental da Ásia do norte. Mileto abrigou os três primeiros pensadores da historia ocidental quem atribuímos a denominação destaca-se entre o objetivo de umaetimologia.
Tales
(623-546 a.C aproximadamente) costumava a ser considerado o pai da filosofia, Tales foi astrônomo e chegou a prever o eclipse total do sol que aconteceu no dia 28/05/585a.c.
Inspirado provavelmente em concepção egípcia, concluiu que água é uma substancia primordial para a origem de todas as coisas.
Anaximandro
(610-547 a.c) procurou aprofunda pesquisa de tales sobre a...
tracking img