Mitologia e mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitologia e Mitos
Autoria: Fernando de Carvalho Matos

Pode-se definir Mitologia como o estudo e a interpretação do mito e do conjunto dos mitos de uma determinada cultura.
O mito é um fenômeno cultural complexo que pode ser encarado de vários pontos de vista. Em geral é uma narração que descreve e retrata em linguagem simbólica a origem dos elementos e postulados básicos de uma cultura.
Anarração mítica conta, por exemplo, como começou o mundo, como foram criados os seres humanos e os animais e a origem de certos costumes e formas das atividades humanas.
Quase todas as culturas possuem ou possuíram mitos algum dia e viveram de acordo com eles.
Os mitos diferenciam-se dos contos de fadas por referirem-se a um tempo diferente do tempo comum (contos tradicionais). A seqüência domito é extraordinária, desenvolvida num tempo anterior ao nascimento do mundo convencional.
Como os mitos se referem a um tempo e um lugar extraordinário, bem como a deuses e processos sobrenaturais, têm sido considerados aspectos da religião.
Porém, como sua natureza é integradora, o mito pode iluminar muitos aspectos da vida individual e cultural.
Desde os primórdios da cultura ocidental, o mitoapresenta um problema de significado e interpretação que tem gerado discussões sobre o valor e a importância da mitologia.

O que é Mito?

Mitos são histórias tradicionais, quase sempre sobre deuses, heróis ou criaturas do mundo animal, que explicam por que o mundo é do jeito que é.
Pessoas de todos os tempos e de todos os tipos de cultura constataram que a vida está repleta de mistérios.Por exemplo: qual é a origem do mundo, por que o sol se movimenta atravessando o firmamento, o que faz as coisas crescerem, por que as plantas morrem no inverno e renascem na primavera, de que modo ocorrem as marés, por que há terremotos, para onde vão as pessoas quando morrem, se é que vão para algum lugar?
Na tentativa de responder a perguntas como essas, o homem criou narrativas que transcendema existência comum e cotidiana e que se enraizaram em diferentes culturas.
Dessa maneira, as respostas para as mais complicadas indagações da vida foram transmitidas de geração para geração, na forma de mitos. Em geral havia semelhanças entres as histórias contadas em sociedade marcadamente distintas, como nas Mitologias da Grécia Antiga e dos Nórdicos, nas quais aparecem temas universais como avida após a morte e a origem do mundo.
Os mitos eram bem mais do que o simples contar história. Cada cultura possuía cerimônias e rituais próprios associados aos mitos. Essa associação implicava representar histórias exemplares ou oferecer sacrifícios aos deuses, na esperança de receber alguma benção em troca, como uma boa safra ou a vitória em uma batalha.
Explicações mitológicas do mundodiferem das explicações apresentadas pela filosofia, que se baseiam na experiência e na razão. Os filósofos gregos buscavam explicações naturais, não explicações sobrenaturais.
Esses filósofos diziam que os mitos não combinavam com um entendimento adequado da realidade. Criticavam as histórias de Homero porque nelas os deuses tem exatamente as mesmas imperfeições dos seres humanos.
O pensamentomítico teve início na Grécia, do séc. XXI ao VI a.C. e nasceu do desejo de dominação do mundo, para afugentar o medo e a insegurança. A verdade do Mito não obedece à lógica nem da verdade baseada na experiência, nem da verdade científica.
É verdade compreendida, que não necessita de provas para ser aceita. É, portanto uma percepção compreensiva da realidade, é uma forma espontânea do homem situar-seno mundo. Normalmente, associa-se, erroneamente, o conceito de mito à mentira, ilusão, ídolo, lenda ou ficção.
O mito não é uma mentira, pois é verdadeiro para quem o vive. A narração de determinada história mítica é uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre o qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel.
Não podemos afirmar também que o mito é uma ilusão, pois sua história...
tracking img