Mitologia e Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas
1. Quais as características do pensamento mítico? Como e porque surgiu?
Características - a criação de figuras divinas associando aos fenômenos que ocorriam na Terra, sacrifício, festivaisem homenagem aos deuses e a adoração divina.
Origem – a mitologia grega ou pensamento mítico surgiu-o com o proposito de explicar o inexplicável, os antigos daquela época não tinham explicação para oque ocorria na Terra, a criação de deuses para os fenômenos que ocorriam foi a única soluçam que encontraram.
2. O que diferencia a consciência mítica da consciência filosófica?
A consciência míticanão tinha explicação para o que ocorria, a única forma que encontraram para explicar foi à criação de deuses, monstros e artefatos sobrenaturais. A consciência filosófica, entretanto formou suaspróprias teorias para poder explicar o que ocorria utilizando o conhecimento.
3. Quais acontecimentos históricos marcam o nascimento da filosofia?
A criação da moeda, o inicio das navegações, oquestionamento de pensadores sobre os mitos e a busca de explicação para os fenômenos que antes não havia respostas.
4. Explique segundo seu entendimento:
a) Por que a filosofia incomoda?
A filosofia podeincomodar apenas aqueles que não têm a capacidade de refletir sobre algo ou que não queira encontrar a respostas sobre a reflexão.
b) O que diferencia a Filosofia das Ciências particulares?
A filosofia e aciência se assemelham, porém a ciência busca a verdade através de análises e investigações enquanto a filosofia busca a verdade através de seu conhecimento e teorias.
c) Comente as característicaspróprias da reflexão filosófica.
As principais características da filosofia são o questionamento, autonomia, a discussão, reflexões criticas, radicais e em conjunto.
5. O mito é uma mentira? Justifique.
Omito foi a uma criação que os antigos encontraram para explicar os fenômenos já que a ciência não podia explicar. Na mitologia as pessoas são influenciadas a venerar, adorar e rezar a um Deus...
tracking img