Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
FILOSOFIA

Mitologia Grega

“Chronos e Cronos “

Várzea Paulista – 2012

Introdução:
Neste trabalho, iremos apresentar o deus e titã mitológico grego Chronos (em grego Χρόνος,que significa ‘tempo’; em latim Chronus) filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra), era considerado o deus do tempo, acreditando em uma profecia de que seria destronado por um de seus filhos, ele osdevorava para que não acontecesse.
Quando entendido como deus primordial, permaneceu como um deus remoto e sem corpo, do tempo, que rodeava o Universo, conduzindo a rotação dos céus e o caminhar eterno dotempo, aparecendo ocasionalmente perante Zeus sob a forma de um homem idoso de longos cabelos e barba brancos, embora permanecesse a maior parte do tempo em forma de uma força para além do alcance edo poder dos deuses mais jovens.

Origem do Deus e Titã
Khronos (ou Chronus) era o protogeno (deus primordial) do tempo a divindade que emergiu auto-formado no início da criação na cosmogoniaÓrfica. Era a personificação do tempo. Também era habitual chamar-lhe Eón ou Aión.
Os gregos antigos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto chronos refere-se ao tempo cronológico, ousequencial, que pode ser medido, kairos refere-se a um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece, em Teologia, é "o tempo de Deus".
Khronos era imaginado como um deus incorpóreo,em forma serpenteada, com três cabeças – uma de Homem, uma de Touro e uma de Leão. Ele e sua consorte, serpenteada Ananke (Inevitabilidade), circularam o ovo do mundo primitivo em suas caudas edividiram em partes para formar o universo em ordem: a terra, mar e céu. Khronos e Ananke continuaram a circular os cosmos depois da sua criação passando a guiar o ciclo do céu e a eterna passagem do tempo.Cronos quando Titã:
Cronos, era a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno. Outra suposição é que poderia estar relacionada...
tracking img