Mitologia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre a mitologia grega

Para explicar de onde veio a mitologia, como surgiu e as verdades e fantasias, os filósofos propuseram algumas teorias que comprovam a origem dosacontecimentos e de seres mitológicos. 

• Teoria da Escritura: Afirma que as lendas mitológicas são derivadas de histórias das Escrituras Sagradas (bíblia) com alguns retoques e alterações. Dessa forma,Deucalião era Noé, Aríon era Jonas, Hércules era Sansão entre várias outras histórias. Essa teoria não é muito aceita, pois a maior parte das lendas não é explicada. 

• Teoria Histórica: Afirma queos personagens das lendas mitológicas eram pessoas normais que sofreram exageros e embelezamentos com o passar do tempo. Explica que nas lendas, os personagens ganhavam prestígio, soberania emaldições dependendo de suas obras reais. Como o caso de Éolo, foi chamado rei e deus dos ventos por ensinar os nativos a utilizarem vela nos navios e o caso de Cadmo que a lenda diz ter plantado dentesde dragão para colher um exército, quando ele ensinou o alfabeto aos nativos da Grécia. Tais nativos mais tarde, fundaram uma civilização marcada pelo período “Idade de Ouro”. 

• TeoriaAlegórica: Afirma que as lendas mitológicas são apenas lendas com uma verdade religiosa, moral ou filosófica. Dessa forma, as lendas são criadas para transmitir alguma mensagem. Por exemplo, Saturnodevorava seus filhos, isso significa que o tempo destrói tudo o que um dia foi criado. 

• Teoria Física: Afirma que o ar, o fogo e a água são considerados elementos religiosos que merecem devoção sendoas principais divindades personificadas que governavam os objetos da natureza. Segundo os gregos, a natureza permanece repleta de seres invisíveis que ficam sob constante vigilância. 

Taisteorias associadas umas as outras são verdadeiras até certo ponto, pois existem mitos originados pelo desejo humano de explicar fenômenos naturais que não são compreendidos.

Bibliografia;site...
tracking img