Mitologia grega e as artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Mito é uma palavra grega que significa, literalmente: fábula (mytho) e tratado(logos). E o que vem a ser mitologia? Mitologia retrata as histórias de cerimônias, cultos e mistérios, em que os pagãos reverenciavam os seus deuses e heróis. Além de descrever as aventuranças de filhos de divindades com mortais, a mitologia apresentava a trajetória religiosa dos gregos, tornando-se um dosfatores de união do povo, em que deuses eram homenageados em festivais.
Mistura de poesia e formas de pensamento, os mitos ajudavam os gregos a compreender o Universo e a condição humana. Muitas dessas lendas da mitologia grega ainda causam fascinação nas pessoas, atualmente. Um outro objetivo priorizado pelos gregos, ao criar os mitos, era o de preservar a memória histórica do povo.
Por meiodos mitos, os gregos buscavam respostas para os problemas e dúvidas do dia a dia, procurando se comunicar com os deuses. E, como há três mil anos não havia explicações científicas para os fenômenos da natureza, acontecimentos históricos, fatos políticos, econômicos ou sociais, era bastante comum que fossem criadas histórias que trouxessem algum significado, sendo transmitidas, principalmente, pormeio da literatura oral.
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa,espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, porexemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho. . Para sanar seus questionamentos, os gregos consultavam os oráculos. A transmissão de respostas era feita por sacerdotisas conhecidas como pitonisas. Um oráculo bastante famoso foi o de Delfos, do deus Apolo.

Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontesde informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.

Mitologia grega
A Mitologia Grega, desenvolvida plenamente por volta do ano 700 a.C. e que é a mais conhecida, é o resultado final da união das mitologias dórica e mecênica.Essa mitologia é composta basicamentepor um conjunto de histórias (mitos) e lendas sobre uma grande variedade de deuses.A mitologia grega era uma religião politeísta e que não possuía um código escrito, ou seja, um livro sagrado.
A mitologia grega possui várias características específicas. Os deuses gregos assemelham-se exteriormente aos seres humanos e apresentam, ainda, sentimentos humanos. A diferença em relação a outrasreligiões antigas, como o hinduísmo ou o judaísmo, consiste em não incluir revelações ou ensinamentos espirituais.
Práticas e crenças também variam amplamente, sem uma estrutura formal, como uma instituição religiosa de governo, nem um código escrito, como um livro sagrado.A mitologia grega enfatizava o contraste entre as fraquezas dos seres humanos e as grandes e aterradoras forças da natureza.
O povogrego reconhecia que suas vidas dependiam completamente da vontade dos deuses. Em geral, as relações entre os humanos e os deuses eram amigáveis.Porém, os deuses aplicavam severos castigos aos mortais que revelassem conduta inaceitável, como orgulho complacente, ambição extrema ou prosperidade excessiva.
Os deuses gregos tinham forma humana (antropomórfica) e ainda possuíam sentimentos...
tracking img