mitologia grega contemporania

4065 palavras 17 páginas
Fabio M. Colombo

CURITIBA
2013

mitologia contemporanea
INTRODUÇÃO

Toda uma mitologia está contida em nossa linguagem.
L.Wittgenstein

Há aproximadamente 10.000 anos, com o nascimento da agricultura, os ocidentais tem uma aproximação de relação com as forças naturais1, houve ai aumento significativo na produção de alimentos, e com o armazenamento destes, o homem passou a se preocupar menos com procura por comida e a caça. Desta forma passou a ter mais tempo livre, com este tempo ocioso o ser humano passou a desenvolver instrumentos de utilidade para seu dia a dia.
Aproveitando-se ainda do tempo livre que agora lhe era comum, o homem passa a ter mais tempo para a arte, para a observação, indagação e discussão, em suma, o ser humano, com mais afinco, passa a desenvolver teorias e mitos para explicar os fenômenos climáticos, acontecimentos como o nascimento e a morte, ou ainda respostas para a pergunta; de onde viemos?, com o passar do tempo, os mitos evoluíram para todos os aspectos sociais.
Se não é possível afirmar que a mitologia foi criada neste período, certamente é facilmente perceptível que a cadeia de fatos supra cima descritos fomentaram, de forma nunca antes acontecido, a mitologia.
Os mitos “perduraram no tempo e ainda hoje fascinam escritores, cineastas, escultores, psicólogos, antropólogos, etc. etc. Pode-se fazer delas o uso mais variado, mas é curioso que guardam, em si mesmas e por si mesmas, um interesse inabalável para os leitores comuns”2
A mitologia deste modo interage com a verdade e com a fantasia humana, o mito difunde os heróis, as Artes, a racionalidade, e a Religião.
Os mitos surgiram dentre todas as culturas, porem minha pesquisa tem como objetivo analisar as apropriações e representações mitológicas (gregas) contidas na obra, “O ladrão de raios” (The Lightning Thief, titulo original), do autor norte americano Rick Riordan.
A primeira cópia do livro foi lançada no dia 14 de junho de 2005 pela Miramax

Relacionados

  • Grecia
    3498 palavras | 14 páginas
  • FILOSOFIA
    1693 palavras | 7 páginas
  • teroria da literatura
    58138 palavras | 233 páginas
  • A Reinven O Da Multifuncionalidade Da Paisagem Em Espa O Urbano Reflex Es Frente E Verso
    120215 palavras | 481 páginas