Mitologia brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mitologia brasileira
Mulas sem cabeça e figuras humanas com poderes mágicos e apenas uma perna, um golfinho como a criatura que seduz as mulheres, um humanóide forte com apenas um olho na testa e ospés invertidos, e, claro, uma versão indígena de ruim, muito ruim sereias .
Cada país tem suas próprias figuras assustador em seu folclore. O Brasil é um país com uma das maiores a miscigenaçãocultural e, portanto, mitos e contos de seus nativos foram misturadas com contos populares estrangeiro e deu à luz a alguns mitos assustador.
A mitologia é termo brasileiro é usado para descrever umasérie de elementos culturais de origem diversa que são encontradas no Brasil, que compreende contos populares, as tradições, personagens e crenças sobre lugares, povos e entidades
É um subconjunto dofolclore brasileiro. O termo foi originalmente restrito a elementos indígenas, mas foi estendido para incluir: tradições trazidas pelos colonizadores portugueses, alguns dos quais são esquecidos oumuito muito diferente daqueles em Portugal, bem como outros folclore nações européias, como a Itália, Alemanha e Polónia Africano tradições trazidos pelos africanos para o Brasil como escravos durante operíodo colonial; Vidas dos Santos e outros elementos de devoção propagada pela Igreja Católica que foram apropriados pelo folclore.
Além disso, o enorme tamanho do território impede que qualquerelemento do folclore de ser prevalente em todo o país .
Boitatá- Representada por uma grande cobra de fogo que protege as matas, florestas e os animais. Possui a capacidade de perseguir e matar aquelesque desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre José de Anchieta,em 1560. Na região Nordeste do Brasil, o boitatá é conhecido como fogo que corre.

Boto-cor-de-rosa- O mito do boto-cor-de-rosa surgiu, provavelmente, na região amazônica. Esta figura folclórica...
tracking img