Mitocondria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos sabemos que para realizar a maioria dos trabalhos nós precisamos de energia. Essa energia pode ser luz, calor, barulho ou outras coisas. Felizmente, essas coisas não ficam soltas por aí, masarmazenadas em substâncias e resevatórios. Através de certas reações, nós podemos liberar essa energia armazenada e utilizá-la. Se você acende uma fogueira, você está fazendo o oxigênio do ar reagir com ocarbono da fogueira e liberar o gás carbônico e energia na forma de luz e calor.
É claro que é meio difícil acender fogueiras dentro de nós, mas é possível realizar a combustão (queima) de algumassubstâncias e obter energia através disso. Para realizar este trabalho, nossas células tem uma organela chamada mitocôndria. A mitocôndria vai trabalhar os "combustíveis" (principalmente açúcares) eretirar a maior parte da energia deles.
Essa energia é armazenada na forma de ATP (adenosina trifosfato) que vai ser como um reservatório da energia. Esse ATP pode então ir até um certo local e liberara energia nele armazenada.
As mitocôndrias parecem um amendoím, tendo dentro de si uma membrana altamente pragueada (dobrada) formando o que chamamos de cristas mitocondriais. Entre as cristasexiste um líquido chamado de matriz.
A mitocôndria é abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como oxigênio e glicose, as quais processa e converte em energia na forma de ATP, efornece para a célula hospedeira. Por isso, a mitocôndria é um dos mais importantes organelos celulares.

A mitocôndria é organizada em:
Matriz: a matriz contêm uma mistura altamente concentrada decentenas de enzimas, incluindo aquelas necessárias à oxidação do piruvato e ácidos graxos e para o ciclo de Krebs. A matriz contêm também várias cópias do DNA mitocondrial, ribossomos mitocondriaisessenciais, RNAt, e várias enzimas requeridas para expressão dos genes mitocondriais. Membrana Interna: a membrana interna é desbobrada em numerosas cristas que aumentam grandemente a sua área...
tracking img