Mito e senso comum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Filosofia

EXERCÍCIO DE FILOSOFIA
(Mito e Senso Comum)

Prof. Laércio

1. O que podemos entender por Mito? Dê quatro exemplos de Mito, dos quais, dois como “narrativos” eoutros dois, como “arquétipos” simbólicos.
O mito é um dispositivo utilizado pelos antigos, para contar os fatos acontecidos em relação sua vivência cotidiana, utilizando-se da linguagem simbólica.Narrativos: Mito da Caverna – Platão, Mula sem cabeça.
Simbólicos: Os deuses gregos, Odim, Poseidon, Ades, Zeus, etc...

2. Comente a seguinte afirmação: “A Filosofia grega nasceu procurandodesenvolver o Logos em contraste com os Mitos”. Procure estabelecer o sentido de Logos.
Não tem como explica o mito pela razão [Até que se explique cientificamente].

3. Hoje, como o Logos -símbolo primeiro de racionalidade humana, como fora concebido pelos gregos - pode aceitar ou rejeitar os mitos que nos são impostos?
Hoje logos pode rejeitar os mitos que nos são impostos devido aodesenvolvimento da ciência humana, Com varias descobertas nas áreas biológicas e tecnológicas.

4. Comente com as suas palavras, e de acordo com o que foi estudado sobre mito, a seguinte afirmaçãodo filósofo francês contemporâneo, Roland Barthes, sobre uma possível fabricação dos mitos contemporâneos: “... o mito hoje organiza um mundo sem contradições, porque sem profundidade; um mundo deuma clareza feliz que possa ser compreendido por todos sem maiores esforços reflexivos... O que permanece é só a utilização dos mitos de forma não crítica, apenas para canalizar anseios, medos edesejos da sociedade em determinada direção”.

Concordo com a teoria do filosofo Frances Roland Barthes, pois o mundo de hoje e muito superficial onde as pessoas gostam de coisas rápidas e simples semao menos fazerem algum esforço para pensar e criticar.

5. O que podemos entender por Senso Comum?

O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas, ou seja, é o saber que...
tracking img