Mito e religião: suas origens na antiguidade clássica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MITO E RELIGIÃO:
AS BASES NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Castanhal-PA, maio de 2011.

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em HISTÓRIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comunicação e Linguagem, História Antiga, Introdução aos estudos históricos, Filosofia e Seminário I.

O surgimento do mito

POR: FRANCISCO DE CANINDÉ GUIMARÃES PIMENTEL.

O mito surgiunos primórdios da humanidade através de histórias fabulosas advindas da autoridade religiosa de quem a narrava para explicar os fenômenos do mundo à volta do homem. Em contra posição, a filosofia surgiu na Grécia Antiga, diante da capacidade reflexiva do homem sobre a necessidade de racionalizar os fenômenos naturais, substituindo os mitos e as crenças religiosas, que foram as primeiras tentativashumanas de explicar a realidade através de histórias sobrenaturais supostamente acontecidas em um passado imemorial, longínquo e legendário.
O mito sugere o fator “sagrado” da narrativa, geralmente fabulosa e incompreensível, que era a marca própria da narrativa mítica. Durante muito tempo a mitologia serviu como um discurso ideológico de dominação, garantindo o poder e a influência das classesdominantes sobre o povo, privilegiando principalmente a classe sacerdotal. Foi por volta do século V a.C que os primeiros gregos passaram a buscar respostas através da racionalidade. Desta forma, os pré-socráticos da Escola Jônica, lançaram as bases da construção do pensamento humano, através do saber racional, alicerçado na observação de fatos, na experimentação e na prática comportamental, ouseja, no real. A partir do real se construiu idéias, como afirma Marilena Chauí:
Um dos traços fundamentais da ideologia consiste em tomar idéias como independentes da realidade histórica e social, de modo a fazer com que tais idéias expliquem aquela realidade, quando na verdade é essa realidade que torna compreensível as idéias elaboradas. (CHAUÍ, 1995, p. 11).

Giovanni Reale (1993) afirma queantes de surgir a busca pelo pensamento racional entre os gregos, a formação ideológica do mundo grego ficava a cargo dos poetas e, dentre esses, destaca-se, Homero (485-420 a.C.). Os poemas homéricos direcionavam-se a educação espiritual através dos deuses, de seus modelos de vida, de ações divinas que serviam de reflexão e exemplo aos homens e, principalmente de estímulo à fantasia. Assim,pode-se dizer que, para o homem homérico e para o homem grego filho da tradição homérica, tudo é divino, no sentido de que tudo o que acontece é obra dos deuses. Todos os fenômenos naturais são promovidos por nomes: os trovões e os raios são lançados por Zeus do alto do Olimpo, as ondas do mar são levantadas pelo tridente de Posseidon, o sol é carregado pelo áureo carro de Apolo, e assim por diante(REALE, 1993, p. 21).

As origens da civilização grega e de seus mitos

As origens do mundo grego e sua mitologia, no Mundo Antigo, remontam os tempos da Civilização Cretense, uma sociedade desenvolvida a partir da Ilha de Creta, a maior ilha do Mar Egeu, por volta do ano 2.000 a.C. Desde o período neolítico se tem notícia da presença do homem na península Balcânica. Os pelasgos foram seusprimeiros habitantes, possivelmente, de origem mediterrânea. Porém, os cretenses foram mais importantes como civilização, predominando em toda a região do Egeu. A história egeana teve suas origens na ilha de Creta, irradiando-se daí para a Grécia continental e também para a Ásia Menor.
Ao longo da sua história, os gregos antigos jamais conheceram a centralização política, sua forma de organizaçãoeram as Cidades-Estados, caracterizadas pela manutenção da autonomia administrativa e legislativa. Embora não existisse unidade política, o mundo grego apresentava outra forma de identidade, percebida na vida cotidiana: a língua, as práticas religiosas, as características étnicas e inúmeros de seus elementos culturais poderiam aparecer, com algumas variações, em todas as cidades que compunham esta...
tracking img