Mito e filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MITO E FILOSOFIA

A origem da filosofia pode ser entendida como o surgimento de uma nova ordem do pensamento complementar ao mito, que era a forma de pensar dos gregos. Os mitos falavam de deuses e heróis de outros tempos e dessa forma misturavam a sabedoria e os procedimentos práticos do trabalho e da vida com a religião e as crenças mais antigas, podemos afirmar que a filosofia nasceu naGrécia, pontuamos que a Grécia do século V.a.C. não existia estado unificado, mas eram formadas por cidades estados independentes, as chamadas polis que foi o berço da política da democracia e das ciências no ocidente.

O território grego é montanhoso e, na maior parte, estéril, há porem muitos vales férteis, com fácil acesso ao mar, mas as montanhas impedem uma comunicação terrestre fácil entre unse outros. Nesses vales, cresceram pequenas comunidades isoladas que viviam da agricultura e centralizaram ao redor de uma cidade, em geral perto do mar, os gregos eram um povo também comerciante, propensos a navegação e ao contato com outras civilizações.

A filosofia nasceu das adaptações que os pensadores gregos regimentaram ao conhecimento adquiridos por meios dessas influencias, e dasuperação do pensamento mitológico buscando racionalmente aliar essa nova ordem de pensamento propriamente grega a vida na polis. Os gregos também fizeram a experiência de ordenar o mundo por meio do mito, fizeram isso por meio de suas experiências política. A vida na polis impôs exigências que o mito já não satisfazia, os mitos cumpriam uma função social moralizante de forma que ocupavam o imaginário doscidadãos da polis grega direcionando suas condutas.

Em Atenas do século V.a.C. existia também o espaço para as comedias que satirizavam os poderosos e personagens celebres e as tragédias que narravam as aventuras e os prodígios dos heróis bem como suas desventuras e fracassos, havia festivais em que os poetas e escritores competiam elegendo as melhores peças e texto, estes festivais eram muitoimportantes na vida da polis grega, era por meio destes eventos sociais que narrativas míticas se difundiam com seus efeitos moralizante de manutenção dos seus interesses de uma sociedade de vigente.

Entender a questão do mito e a filosofia não implica em nos mostrar uma forma de pensar negativo ou mesmo julgando os problemas busca-se uma forma quase natural, para dar resposta aos problemasque o afligem. Também na filosofia o mito e uma forma de explicação que o homem encontra para tudo aquilo que ele desconhece de todos os povos, suas culturas, civilizações.

A teoria do conhecimento se caracteriza por uma preocupação com a busca de princípios gerais que permitem formular sentenças verdadeiras sobre a realidade, essas idéias esta presente na obra de Platão e é em grande medida oque explica também o pensamento de Aristóteles.

É com Aristóteles que a filosofia ganha uma consciência mais definida dos métodos a ser adotado quando o assunto e o conhecimento. Considerando há muito tempo como antagônicos, mito e filosofia protagonizam atualmente uma conciliação, desde os primórdios, a filosofia, busca do saber, e entendida como discurso racional que surgiu para bater com omodelo mítico desenvolvido na Grécia antiga e que serviu como base também da educação.

Foi somente a partir de determinadas condições como a navegação, uso e invenção do calendário e da moeda, e também a criação da democracia que preconizava o uso da palavra,bem como a publicidade das leis,foi ai que o modelo mítico foi sendo questionado e substituído por uma forma de pensar que exigia outrocritério para a confecção de argumentos, surge então à filosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.

Com Aristóteles, a filosofia ganhou uma conotação de ciência, de conhecimento seguro, infalível e essa noção perdurou ate o século XIX, quando as bases do que chamamos razão sofreu dura criticas com o desenvolvimento do sistema capitalista de produção,o...
tracking img