Mito e Filosofia

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 17 de março de 2014

Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Curso: Serviço Social Período: 1º
Disciplina: Introdução à filosofia
Docente: Severino DutraDiscente: Thamires da Silva





Síntese






João Pessoa, 10 de Julho de 2013
Mito e Filosofia

Há muito tempo, mito e filosofia são considerados como antagônicos, todavia,protagonizam hoje uma reconciliação. Desde o principio, a filosofia, busca do saber, é compreendida como uma falácia racional que originou-se para contestar ao modelo mítico desenvolvido na Grécia Antiga e queconveio como base de sua Paideia (educação). Atribui-se a Pitágoras a introdução do termo filosofia. A palavra mito é grega e denota contar, expor algo para alguém que reconhece o narrador dodiscurso como autoridade sobre aquilo que foi dito.
Assim, Homero (Íliada e Odisseia) e Hesíodo (Teogonia e Dos trabalhos e dos Dias) são considerados os educadores da Hélade (como se chamava a Grécia)por excelência, bem como os rapsodos (uma espécie de ator, cantor, recitador) eram tidos como portadores de uma veracidade fundamental sobre a origem do universo, das leis etc., por reportarem asnarrativas contidas nas obras daqueles autores.
Foi somente a partir de determinadas condições (navegações, uso e invenção do calendário e da moeda, a criação da democracia que preconizava o uso dapalavra, bem como a publicidade das leis etc.) que o modelo mítico foi sendo questionado e substituído por uma forma de pensar que decretava outros discernimentos para a composição de contextos. Surge aFilosofia como busca de um conhecimento racional, sistemático e com validade universal.
De Aristóteles a Descartes, a Filosofia recebeu uma conotação de ciência, de conhecimento seguro, infalível eessa noção persistiu até o século XIX, quando as bases do que chamamos “razão” sofreu árduas críticas com o desenvolvimento da técnica e do sistema capitalista de produção.
O que era apresentado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Filosofia e mitos
  • O MITO E A FILOSOFIA
  • Filosofia mito
  • filosofia e mitos
  • Filosofia
  • Mito e Filosofia
  • Filosofia Mito
  • Mito e filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!