Mito moderno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Só mais um blog do Blogs MultiMeios
Paulo Freire
* Início
* Educação de jovens e adultos (EJA)
* Método Paulo Freire
* Uso das tecnologias dentro da perspectiva de Paulo Freire
Archive for maio de 2010
Posted by Agê in Sem categoria on 31 31UTC maio 31UTC 2010
O que mais me chama atenção em Paulo Freire, é a importância que ele dá para se conhecer o ambiente em que o educandoestá inserido, facilitando sua aprendizagem.
Nenhum comentário.
oi
Posted by fanciscarosangela in Sem categoria on 29 29UTC maio 29UTC 2010
tivemos uma aula com educação de jovens e adultos e o metodo utilizado foi do Paulo Freire.aqui em fortaleza existe um projeto da petrobas q chsms-se mova Brasil um projeto voltado para os senhores e senhoras e jovens que não tiveram oportunidade eagora estão conseguindo completar seus estudos.
1 Comentário
Referencia bibliografica
Posted by franciscajesuanaalvesprado in Sem categoria on 28 28UTC maio 28UTC 2010
A referencia do livro é a seguinte:
FREIRE, Paulo. (1979). Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
o poema faz parte da introdução do livro de Paulo Freire._
Nenhum comentário.
Paulo freire-concepção de tecnologias
Posted by silvareginagonalvesdemelo in Sem categoria on 28 28UTC maio 28UTC 2010
<!--[if gte mso 9]> <![endif]--><!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE <![endif]--><!--[if gte mso 9]> <![endif]-->
Paulo Freire
Paulo Freire contribuiu como poucos na reflexão do homem e seu compromisso com a sociedade.Este movimento de ser homem é pensado no seu percurso reflexivo que permite ser objetivado na medida em que, é passível de chegar aos espaços de formação de educadores, quer na formação inicial, quer na formação em serviço, a fim de torná-los capazes de transformações necessárias às práticas educativas e pedagógicas.
Esta contribuição fez de Paulo Freire um pedagogo brasileiro de destaque, não só deâmbito nacional como também internacional. Não se limitando a teorizar, mas empenhando-se para que estas questões tivessem repercussão positiva na sociedade humana em geral e na brasileira especificamente, o que faz dele um homem profundamente comprometido com a sociedade, principalmente com as camadas populares. É por isso que Paulo Freire constitui um caminho seguro para a Educação Brasileira.Nesse sentido, as idéias freireanas servem como orientação para o processo de formação docente no que se refere à reflexão crítica da prática pedagógica que implica em saber dialogar e escutar, que supõe o respeito pelo saber do educando e reconhece a identidade cultural do outro.
Hoje, mais que em outras épocas, se exige do educador uma postura alicerçada num processo permanente de reflexão queleve a resultados inovadores no trato da educação. Sem dúvida que, as contribuições de Paulo Freire levam o educador a consciência de si enquanto ser histórico que continuamente se educa num movimento dialético no mundo que o cerca. Não é, pois, por acaso que as idéias freireanas se articulam com os interesses na formação do educador, pois, não se perde de vista o caráter histórico do homemassociado sempre à prática social.
CONCEPÇÃO DE TECNOLOGIA
Paulo Freire, mesmo não se considerando contemporâneo, não ficou atado ao passado, mas caminhou com seu tempo. Ele mesmo disse em artigo inédito publicado na revista BITS em 1984: “Faço questão enorme de ser um homem de meu tempo e não um homem exilado dele” (FREIRE, 1984a, p.1).
Freire entendia a tecnologia como uma das “grandesexpressões da criatividade humana” (FREIRE, 1968a, p. 98) e como “a expressão natural do processo criador em que os seres humanos se engajam no momento em que forjam o seu primeiro instrumento com que melhor transformam o mundo” (FREIRE, 1968a, p.98). A tecnologia faz “parte do natural desenvolvimento dos seres humanos” (FREIRE, 1968a, p.98), e é elemento para a afirmação de uma sociedade (FREIRE, 1993a,...
tracking img