Mito das Cavernas X Os Croods

653 palavras 3 páginas
A Semelhança entre o Mito das Cavernas de Platão e o Filme Os Croods.

O mito das cavernas, escrito pelo filósofo Platão narra a vida de alguns homens os quais nasceram e cresceram dentro de uma caverna e ficavam voltados para o fundo dela, na entrada da caverna existe uma pequena fresta, pelo qual passa um feixe de luz e sobras vindas do mundo exterior. No interior da caverna, vivem serem humanos que nascem e crescem ali sem nunca terem saído do local, numa situação parecida com a dos personagens de “Os Croods (o filme)”
Na alegoria narrada por Platão, os habitantes da caverna permanecem de costas para a entrada, acorrentados sem poder se mexer e forçados a contemplar constantemente sombras da realidade exterior. Os sons do mundo exterior também adentram a caverna, levando seus habitantes a acreditarem que tais sons são produzidos pelas sombras. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.
Certo dia, um dos prisioneiros conseguem se libertar e contemplar, abismado, que as sombras que ele sempre vira são apenas representações simples de homens e animais de carne e osso. Empolgado, o antigo prisioneiro pode retornar ao interior da caverna para alertar seus companheiros sobre a farsa em que sempre vivera. Se fizer isso, no entanto, estará se colocando em sérios riscos. Ele pode ser ignorado por seus antigos colegas, ou até mesmo agarrado e morto por eles, que o tomarão por louco e inventor de mentiras. Platão considerava que era exatamente essa situação dos seres humanos com relação à verdade. Tendo-se acostumado a viver no mundo de engano, as pessoas demonstravam grande resistência frente à verdade, chegando, em alguns casos a matarem as pessoas, que ousavam revelar-lhes os enganos.
Já o filme é uma animação infantil sobre um grupo de seres primitivos que precisam sobreviver ao fim do mundo como o conhecem. Como podemos observar o filme foca na jovem Eep (Emma Stone), sempre descontente em viver fechada numa caverna, saindo só para

Relacionados

  • Mito das Cavernas X Os Croods
    653 palavras | 3 páginas
  • Os crood x O mito das Cavernas
    277 palavras | 2 páginas
  • dsds
    1122 palavras | 5 páginas
  • As Organizações Vistas Como Prisões Psíquicas
    641 palavras | 3 páginas