Mito da origem do mundo segundo hesíodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MITO DA CRIAÇÃO DO MUNDO – SEGUNDO HESÍODO
No principio era Caos (vazio primordial), depois veio Géia (a Terra), Tártaro (terras abismais) e Eros (amor). Desse Caos imenso e sombril , surgiu Érebo(escuridão) e Nix (noite).Nix juntou-se a Érebo dando origem a Éter e Hemera (dia) . De Géia nasceram Urano (céu), Montes (montanhas), e Ponto(mar).
URANO
Urano juntou-se a Géia , dessa uniãonasceram os Titãns, e as Titânides tendo Cronos como o caçula , depois os Ciclopes e os Hecatonquiros (monstros de sem braços e cinquenta cabeças), esses enumeros filho, Cronos escondia no Tártaro, um lugartriste e escuro. Géia uma mãe tão amorosa, não se conformava com aquela situação, como não tinha força para lutar contar Urano ,pediu ajuda a um de seus filhos que havia ficado livre ,ordenando quecortase os testículos de Urano, Crono,o mais novo Titã, foi o único que teve coragem de castrar Urano, do sangue de Urano que caiu sobre Géia nasceram as Erínias, os Gigantes e as Ninfas dos Freixos,chamadas Melíades(criaturas que vingam os crimes); da parte que caiu no mar e formou uma espuma, de onde nasceu Afrodite.
CRONOS
Com a castração de Urano , Crono assume o poder, e se casa com suairmã Réia ,dando origem a Héstia, Deméter, Hera, Hades, Posídion e Zeus. Crono, com medo de perder o poder, devorava seus filhos antes de vim à luz, até que Réia o enganou, dando a ele uma pedraenrolada em um cueiro para engolir, deixando assim, Zeus nascer e crescer , forte e inteligente.
ZEUS
Réia, sempre se lamentava pelos filhos presos na barriga do marido, a fim de ajudar sua mãe, Zeuscriou coragem de enfrentar o pai, dando a ele, uma droga divina que fez Crono vomitar seus irmãos , que juntaran-se a ele para derrotar cronos , Zeus não contou apenas com a ajuda de seus irmãos , mastambém recebeu a ajuda dos filhos de Urano , que havia resgatado do Tártaro . Imensamente agradecidos os Ciclopes presentearam Zeus com o raio e o trovão. Fazendo assim Zeus sair vitorioso tendo o...
tracking img