Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Um abismo de séculos separa o texto de Platão e o filme Matrix, porém as duas obras possuem características semelhantes.
Neo, personagem principal do filme Matrix pode ser comparado ao grandefilosofo grego Sócrates, porque Neo assim como Sócrates questionava profundamente o sistema que o cercava, da mesma forma que Sócrates se empenhava em “acordar” o pensamento dos outros, Neo buscavadespertar as pessoas para a realidade fora da Matrix, e acima de tudo, o personagem Neo sempre buscava conhecer a si mesmo, no caso de conhecer a realidade da Matrix, assim como dizia Sócrates em sua célebrefrase “conhecer-te a ti mesmo”.
O roteiro do filme Matrix é permeado de insinuações mitológicas, literárias e religiosas, além de ser objeto de densa reflexão para os entusiastas das ciênciascognitivas, filosofias da mente e aqueles que tratam da relação Homem x Máquina – no caso a Inteligência artificial.
O mito de Pandora se relaciona com o filme Matrix porque pandora é um modelo harmoniosode convivência entre a natureza e no filme as Máquinas Inteligentes não possuem um sentido de vida. É a tecnologia (enquanto forma técnica do capital) que oblitera radicalmente a técnica comoafirmação do humano. As Máquinas apenas reiteram o dado, buscando sobreviver em si e para si. E nada mais. Por isso, escravizam homens e mulheres. É o sentido de sistema, ou seja, a falta de sentido, a purairracionalidade que tanto caracteriza a lógica mecânica do mundo do capital. Deste modo, Matrix nos sugere, no limite, o absurdo do sistema do capital, expondo, através de uma mitologia ficcional, aficção-científica, o domínio pleno de objetos-fetiches inteligentes. E mais uma vez reiteramos: o interessante é que, é nesse cenário de fetiche quase absoluto, que viceja as questões ético-morais.Coloca-se, até numa forma primordial, o problema da liberdade e da autonomia do homem. É como se, apenas sob a dominação mais absurda (e cruel), como na dominação das Máquinas Inteligentes, é que...
tracking img