Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
“O mito da Caverna”

Imagina uma caverna subterrânea, cuja entrada permite a passagem da luz exterior, homens vivendo desde seu nascimento, geração após geração, acorrentados, sem podermover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas o que esta diante deles . Acima e por trás deles, um fogo arde a certa distância e, entre o fogo e os prisioneiros, a uma alturamais elevada, passa uma estrada e nele há um pequeno muro, fazendo com que as coisas que se passam no mundo exterior, pessoas conversando carregando nos ombros estatuetas, sejam projetadas como sombrasnas paredes do fundo da caverna, atribuindo noções de realidade a essas sombras.
Quando um dos prisioneiros sai da caverna, no primeiro instante, fica completamente cego pela luz do sol, com a qualseus olhos não estão acostumados, e aos pouco se habitua à forte claridade e começa ver o mundo. Uma vez de volta a caverna este prisioneiro será desajeitado, não sabendo mais se mover ali, nem falardo modo que os outros o entenda, será desacreditado por eles e correrá o risco de morrer por aqueles que jamais abandonarão a caverna.
O mito da caverna narrado por (Platão) se relacionaperfeitamente com nossa atual realidade, onde os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade, no mito podemos entender que os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadaspela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida, como por exemplo, as nossas crenças, e que a caverna representa o mundo, onde as imagens projetadas pelas sombras são o nossoconceito de realidade. Todos esses elementos estão presentes na vida, pois tudo é imposto e nos influencia de um jeito ou outro.
Um exemplo disso é a televisão que mesmo sem perceber no influencia,aumentando a alienação, o conformismo e o consumismo, produzindo seguidores do que a mídia determina. A televisão tem a tendência de tirar o telespectador de seu meio real e o leva para outra realidade,...
tracking img