Mito da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MITO DA CAVERNA

O mito da caverna narrado por Platão no livro VII da Republica é, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer tempo para descrever a situação da humanidade.
Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um alto muro, cuja entrada permite a passagem da luz exterior. Desde seu nascimento, geração após geração, seres humanos ali vivemacorrentados, sem poder mover a cabeça para a entrada, nem locomover-se, forçados a olhar apenas a parede do fundo, e sem nunca terem visto o mundo exterior nem a luz do sol. Acima do muro, mantêm acesa uma fogueira que ilumina o espaço habitado pelos prisioneiros, fazendo com que as coisas que se passam no mundo exterior sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna. Por trás do muro,pessoas passam conversando carregando nos ombros figuras de homens, mulheres, animais cujas sombras são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são os seres vivos que se movem e falam.
Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, noprimeiro instante fica completamente cego pela luz do sol, com a qual seus olhos não estão acostumados, e aos pouco se habitua com a forte claridade e começa ver o mundo. Ele se encanta, fica deslumbrado, porque tem a oportunidade finalmente de ver as coisas, e descobre que em sua prisão, vira apenas sombras.
Caso ele decida voltar à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situaçãoextremamente enganosa em que se encontram, este prisioneiro será desajeitado, não sabendo mais se mover ali, nem falar do modo que os outros o entendam, será desacreditado por eles e correrá o risco de morrer por aqueles que jamais abandonarão a caverna.


ATUALIZANDO O MITO

Trazer este pensamento aos dias atuais nos remete a ter diversas interpretações. A caverna, metaforicamente falando, éuma prisão que engloba situações representativas da vida de pessoas de diferentes classes, culturas, dogmas, etc.
O grupo de pessoas que vivem dentro da caverna aprisionados por correntes estão nesta situação porque nasceram em um cotidiano que as levaram a prisão ou em um determinado momento de suas vidas perderam o rumo, valores, ética, moral, altruísmo, e foram levadas a prisão sem ao menos sedar conta de que estava indo à ela.
Muitas vezes as pessoas se sentem aprisionadas e permanecem desta forma por uma grande parte da vida, alguns até por toda a vida, As correntes da “caverna” podem representar a ignorância do ser humano e tudo aquilo que permite aprisioná-lo, bloqueando sua saída em busca do conhecimento, aquilo que o faz ver apenas “sombras” do que é, na verdade, a realidade,tais como: preconceito, falta de estudos, preguiça, conceitos políticos, vícios, afinal, aquilo que o impede de pensar e refletir e o que não nos permite caminhar e poder analisar ou pensar sobre o que vemos. O que não nos permite “virar o pescoço” e olhar para os lados, isso limita a visão, dando uma visão parcial, quase nula da essência das coisas, a realidade em si.
O muro presente no mito podesignificar um bloqueio na sociedade que impede o homem de galgar caminhos além de sua situação, ou muitas vezes é um fator limitante para a busca de melhorias em sua vida social, financeira, etc.
A fogueira pode-se dizer que são as oportunidades da surgem na vida de mudar de situação ao vê-la, muita pessoas vêem apenas sombras, e passam a vida toda apenas sonhando com a liberdade, com as coisasque ele deseja ter o conhecimento e não pode por está aprisionado por fatores que não permitem enxergar uma realidade melhor.
Aos que conseguem se libertar e ver o mundo afora, a luz do sol a principio pode ofuscar a visão devido a sua luz intensa, o conhecimento no início parece estranho, pesado e loucura, a vontade de voltar para dentro da caverna é sedutor, mas vontade da busca é mais ainda....
tracking img